É o fim!

Anatel ciente: Fim vital dos chips é confirmado na Tim, Claro e Vivo e alerta chega a clientes com substituto

18/09/2024 às 16h33

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Fim dos chips na Tim, Claro e Vivo chega com alerta e substituto (Reprodução/Montagem/TeleSíntese/Positivo/Tecnoblog)

O fim de chips físicos chegam gradualmente no Brasil após substituto muito mais tecnológico e prático ser confirmado para milhares de aparelhos

Para a surpresa de milhões de cidadãos brasileiros, alerta urgente confirma fim vital dos chips de grandes operadoras, como TIM, Claro e Vivo, porém substituto já é garantido pela Anatel para clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com informações o portal FDR, apesar dos chips físicos serem importantíssimos para manter a comunicação entre smartphones, alguns aparelhos exigem o substituto tecnológico, o eSIM.

Desse modo, o portal defende que o eSIM substituirá gradativamente o chip físico, já que o universo tecnológico sempre está evoluindo. Entretanto, até o momento, apenas alguns aparelhos exigem o eSIM atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, a mudança obrigatória para todos os celulares no Brasil ainda não ocorreu. Diferentemente do chip físico, o substituto já vem integrado no aparelho e o usuário precisa apenas aguardar o envio do SIM card virtual pela operadora de telefonia.

Vale ressaltar que o eSIM é um chip fabricado no próprio aparelho, sem precisar inserir ou remover. É só ativar a modalidade e logo depois, a programação do chip virtual pode ser feita remotamente. Assim, o usuário pode acessar a rede móvel da operadora sem precisar de um cartão físico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a versão virtual não é utilizada apenas em telefones, ele também pode ser utilizado em uma variedade de dispositivos conectados, como geladeiras inteligentes, relógio de pulso e até mesmo carros tecnológicos.

É importante lembrar que essa tecnologia já existe no Brasil e em outros países. Por isso, o eSIM elimina a necessidade comprar um chip do local em casos de viagens, além de facilitar a conectividade imediata para quem viaja frequentemente.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, o Brasil já está se preparando para a mudança com as principais operadoras de telefonia. Até o momento, não há uma previsão para o fim do uso do chip físico no país, porém muitos brasileiros já utilizam a nova modalidade. A transição provavelmente será feita de forma gradual.

Como transformar meu chip em eSIM?

  1. Passo 1: Acesse “Configurações” e toque em “Rede e Internet”
  2. Passo 2: Ao acessar, toque em “Rede Móvel”
  3. Passo 3: Toque em “Adicionar um número usando o eSIM” e em seguida toque em “Próxima”
  4. Passo 4: Faça a leitura do QR Code fornecido pela operadora escolhida e aguarde ativação.

Quanto custa um chip virtual?

Se o seu smartphone for compatível com a tecnologia eSIM, você pode comprar seu chip virtual de forma online. Só o Claro e-chip, por exemplo, custa R$ 19,99, mas você pode comprar o eSIM com um plano e nessa modalidade o chip sai apenas R$ 4,99.

Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)
Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)
Evolução do chip, indo do Mini SIM ao eSIM (Foto: Divulgação)
Evolução do chip, indo do Mini SIM ao eSIM (Foto: Divulgação)
Claro, Vivo, Tim, Anatel
Anatel revelou que a Vivo tem mais de 100 milhões de chips ativos no Brasil (Foto: Divulgação)

chip
claro
eSIM
TIM operadora
vivo operadora

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.