Absurdo
Fim de uma era: Absurdos que OLX e Mercado Livre vendem há anos podem ser proibidos a qualquer momento
25/04/2023 às 21h13
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+É pra comemorar: Comunicado EXCELENTE do Ifood cai como um PRESENTE para todos os brasileiros
Produtos que já viraram hábitos de OLX e Mercado Livre venderem podem ser proibidos pela justiça
Em pedido conjunto de diversas ONGs estão promovendo uma ação contra a OLX e o Mercado Livre, na justiça, para proibir a venda de umas coisas que virou rotina dentro dessas plataformas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O absurdo é grande mas já fazem anos que isso é comercializado não só nas duas plataformas mas também em diversos grupos do Facebook, por exemplo.
Uma ação civil pública movida por seis ONG’s está solicitando que a Justiça proíba as plataformas de venda OLX e Mercado Livre de comercializar animais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O promotor do Ministério Público de São Paulo, Carlos Henrique Prestes Camargo já encaminhou a recomendação para o poder judicial.
Segundo o pedido, há evidências que os animais comercializados nessas plataformas sofrem de maus tratos e não há controle algum das pessoas que vendem e anunciam os animais na OLX e Mercado livre.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
A ação é da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Filantrópica Os Animais Importam e eles afirmam que, permitir que a venda e o anúncio na plataforma sejam feitas, eles estão coniventes com criadores clandestinos que fomentam os maus tratos, má alimentação, mal cuidado, nem dão conforto, higiene e comida.
No processo, elas afirmam que cada vez mais pessoas começam a fazer as suas vendas pelas plataformas digitas, devido à falta de fiscalização e de medidas de controle sobre as vendas.
O QUE DISSE A OLX E O MERCADO LIVRE ?
Após ser procurada pela Folha de São Paulo, a OLX alegou através de uma nota que não comenta processos que estão em andamento. O site ainda afirmou que cumpre todas as legislações aplicáveis e que ainda não foi notificado sobre essa ação.
O Mercado Livre se manifestou através de um comunicado, em que disse que esse tema é abordado nos seus termos e condições de uso, com os quais todos os os usuários devem concordar para utilizar a plataforma.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]