Uma virada tripla atingiu em cheio os principais documentos, como é o caso da CNH,
Quando o assunto se trata de documentação, é sabido por todos que eles são essenciais na vida de qualquer pessoa. Credenciais como CNH, CPF e RG, por exemplo, são 3 dos principais.
E por falar neles, uma tripla reviravolta envolvendo os documentos foi anunciada com o fim duplo em fevereiro e saldo bloqueado em todos os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira virada envolve a carteira de motorista. Segundo o portal ‘Detran-AM’, uma nova lei que está em vigor desde o dia (18) de dezembro de 2023, passou a garantir a renovação gratuita da CNH aos idosos acima de 70 anos em Amazonas (Detran-AM). Estamos falando da Lei Complementar n. 256.
Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a lei complementar da Carteira Nacional de Habilitação deve beneficiar e cair como um presente aos que tanto já contribuíram com o estado.
Outra reviravolta envolve o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Acontece que a Secretaria da Receita Federal fez uma atualização no documento. Agora, a entidade empregará a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir inconsistências nas credenciais.
A mudança chega para reforçar a segurança na obtenção e regularização do documento, garantindo a correta alocação dos recursos públicos e dando fim às práticas fraudulentas ou desvios. Vale lembrar que, caso o CPF esteja irregular, o usuário pode sofrer sérias consequências, como ter a conta bloqueada para qualquer movimentação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
● Adeus aos R$ 600: Bloqueio do Bolsa Família é confirmado a milhares que não fizerem isso até dia (30/12)
● Salário mínimo 2025, vitória do INSS e ISENÇÃO aos idosos 60+: 3 viradas na última semana de 2024
O RG vai acabar?
Por sua vez, quando o assunto se trata do RG, a grande reviravolta se trata do fim do documento. O fato é que o governo deu até o último dia (11) de janeiro para os estados e o Distrito Federal passarem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o portal ‘Money Times’.
Com o novo documento, por meio de uma única combinação numérica, entidades governamentais terão acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.