POLÊMICOS
Fim de emissora de TV: O encerramento de transmissões escandaloso de gigante após peitar a Globo ao vivo
26/04/2024 às 19h14
Canal entrou no ar sem permissão, provocou a platinada e chegou a ser alvo de operações policiais
Globo, Record e SBT dominam a televisão aberta no Brasil. Para se manterem no ar, todas elas precisam de uma concessão do Governo Federal, que decide se deve ou não renovar o documento a cada 15 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é válido para qualquer grande veículo de comunicação, seja da TV ou da rádio. Alguns canais, que fizeram parte da história da comunicação midiática no país, enfrentaram problemas e acabaram tendo suas transmissões encerradas, como é o caso da Rede Tupi.
Porém, entre as décadas de 80 e 90, surgiram algumas emissoras clandestinas que deram trabalho aos governos e também às empresas licenciadas. Dentre elas, a TVento Levou e a 3 Antena. Na época, houve até um protesto contra a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Jornal do Brasil, em 1986, o grupo promoveu uma interferência de áudio durante o Jornal Nacional, anunciando uma falsa situação de emergência e pedindo que todos os moradores do Rio de Janeiro sintonizassem no canal 3 VHF, onde atuavam.
O motivo? Eles se manifestavam pelo fim do monopólio da platinada no sistema televisivo. Mas, esta não foi a única vez. No mesmo ano, às vésperas do Natal, a TVento Levou entrou no ar no canal 13 e exibiu uma paródia do clássico show natalino de Roberto Carlos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já nos anos 90, a Antena 3 fez uma nova provocação. Desta vez, a transmissão exibiu imagens obscenas, além de um vídeo dublado onde o fundador da Globo, Roberto Marinho, ensinava como montar uma estação clandestina. Foi, então, que a Polícia Civil precisou intervir.
No bairro do Flamengo, houve um flagra em um bar, onde pessoas se reuniam para assistir às exibições do canal proibido. Dentre elas, um deputado e alguns jornalistas. A ação dos agentes foi truculenta e, depois disso, não se ouviu mais falar das TVs.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
Globo está falindo?
Apesar das alterações financeiras, a empresa da família Marinho segue com faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, todas essas mudanças e demissões são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado midiático.
Nos últimos 3 anos, diversos atores, apresentadores e jornalistas foram mandados embora. Agora, a direção tem optado por contratos menores e por obra definida, sem a necessidade de pagar salários milionários por longa data, como acontecia antigamente.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]