Conheça a receita de progressiva sem formol, com uso de banana e mais 4 ingredientes, que prometem um cabelo liso até a raiz
Em busca de um cabelo liso e perfeito, muitas mulheres se submetem à diversos procedimentos que vai desde progressivas ao uso demasiado de chapinhas e secadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, apesar de ser bem práticas, as progressivas em geral possuem composições químicas muito fortes, que ao longo do tempo, podem vir a danificar os fios, deixando os mesmos ressecados.
Fora isso, o uso excessivo do calor causado por chapinhas e secadores também danificam os fios e, mesmo usando um bom protetor térmico, com o tempo o cabelo começa a cair e assumir um aspecto poroso e sem vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um outro problema causado pelas progressivas é o ciclo de dependência que se cria.
O que acaba obrigando você a gastar cada vez mais tempo e dinheiro para manter os cabelos alinhados e visivelmente “hidratados”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Principalmente quanto a raiz do cabelo, uma vez que é a primeira coisa que começa a destacar conforme a progressiva perde o seu efeito.
Perigos do formol da progressiva
Porém, um dos componentes químicos usados em progressivas é o formol.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muito “queridinho” nos salões de beleza há muitos anos, o produto químico pode trazer inúmeros impactos negativos na saúde da pessoa que utiliza nos próprios cabelos ou no profissional que realiza o procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive a ANVISA permite apenas 0,2% de formol em cosméticos, mas jamais com o objetivo de alisamento.
No entanto, o produto continua presente em diversas marcas que infringem a norma, mesmo sendo realizadas diversas denúncias para o órgão responsável pela vistoria.
Segundo o portal IOP, estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que o formol é um produto químico forte o suficiente para alterar o DNA e está relacionado ao aparecimento de tumores cancerígenos na região das vias aéreas, como nariz, boca, faringe, laringe e traqueia.
Vale destacar que o desenvolvimento da doença está relacionado diretamente à quantidade de anos que a pessoa utiliza o produto para o alisamento.
Além do câncer, o uso frequente do formol também pode causar reações alérgicas e doenças dermatológicas, como dermatite. P
Sendo assim, para evitar qualquer tipo de risco para a saúde é fundamental que as pessoas busquem outras alternativas para alisar o cabelo sem utilizar o formol.
Pensando nisso, separamos uma receita que fará você ficar bem longe das progressivas com formol e mesmo assim alcançar um liso da raiz às pontas.
Com vocês o poder da banana!
De acordo com o portal Tudo Sobre Cabelo, além de versátil quando o assunto é alimentação, indo de uma sobremesa até o prato principal do jantar, a banana também pode ser um ótimo ingrediente para cuidar dos fios.
A hidratação com banana promete deixar os cabelo mais macios, brilhantes e fortes.
E como mencionamos, combinada com mais 4 ingredientes ela pode gerar uma mistura para progressiva caseira capaz de alisar as áreas mais difíceis, como a raiz.
MAS ATENÇÃO! Conforme já orientado pela nossa profissional de Beleza, Giovana Misson, antes de fazer qualquer receita caseira é recomendável que VOCÊ SEMPRE faça um teste antes para ver se terá alguma reação alérgica e, em casos mais críticos, é necessário a busca por um profissional da saúde.
Como preparar uma progressiva caseira com banana?7
De acordo com o portal Rádio Jornal para essa receita você vai precisar de:
Ingredientes:
- 10 ml de água de coco ou soro fisiológico
- 5 ml de glicerina liquida
- 10 gotinhas de óleo de Jojoba
- 1 colher do gel de dentro da babosa (Aloe Vera)
- 1 colher de máscara capilar
- 1 pedaço de banana madura amassada
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes em um pote higienizado
- Ao formar o creme passe em todo comprimento do cabelo
- Aguarde 30 minutos
- Utilize uma touca térmica de preferência durante o processo
- Lave o cabelo e verá a diferença quase que imediata
O ideal é fazer a hidratação pelo menos uma vez por semana.