Parece surreal, mas foi decretado o fim do RG
Conhecido popularmente como RG, o Registro Geral é o principal documento de identificação do brasileiro. Porém, o “fim” dessa importante credencial foi decretado e o seu substituto entrará em circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal UOL, o novo documento substituto do RG trata-se da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que ficará disponível para todo o território brasileiro.
SAIBA MAIS! ALERTA: Nova lei trabalhista está em VIGOR e esse é o único jeito de você evitar o desconto no seu salário
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, com tal mudança, o documento, que inclui QR Code, passará a utilizar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como número único e terá padrão nacional. A título de informação, a emissão ocorre em órgãos públicos, como no Departamento de Trânsito e unidades do Poupa Tempo.
Então, ainda segundo o que foi divulgado, as pessoas que começam a receber o documento impresso já podem acessar no aplicativo gov.br para emitir a CIN em formato digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, é importante que todos saibam que não existe motivo para se assustar, afinal, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Ou seja, a pessoa recebe a carteira de identidade física, e, depois contará também com a carteira digital na palma da mão, no aplicativo gov.br.
Vale destacar que o documento está disponível nos formatos físico e digital, com impressão em papel-moeda. O documento não terá campo “sexo” nem distinção entre “nome” e “nome social”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
Contudo, o RG, segundo o governo, deve cair gradualmente em desuso nos cadastros. Portanto, para a emissão do novo documento, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO EXIGIDOS PARA A EXPEDIÇÃO DO NOVO DOCUMENTO?
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
Segundo informações do portal G1, o novo modelo já está disponível desde o último dia 06 de novembro de 2023.