Festa

Fim das dívidas do IPTU e IPVA: Idosos 60+ em festa nesta quinta com isenção mais amada em apenas 4 passos

08/08/2024 às 7h30

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Fim das dívidas no IPTU e IPVA aos idosos 60+ (Reprodução: Montagem TV Foco)

Idosos precisam seguir alguns requisitos para conseguir acabar com as dívidas envolvendo o IPTU e o IPVA em apenas 4 passos. Essa isenção certamente é uma das mais desejadas pelos brasileiros

Os idosos de 60 anos ou mais de idade estão comemorando nesta quinta-feira (08), com a possibilidade de fim das dívidas no IPTU e IPVA. Tudo isso em apenas 4 passos e você precisa ficar por dentro de todos os detalhes, para não perder nenhuma novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqueles que recebem somente um salário mínimo, muitas vezes correm mais risco de acabarem se endividando, por conta das contas a se pagar todos os meses. Há idosos que não conseguem ficar com uma sobra de dinheiro, por isso é importante saber quais benefícios deste grupo.

De acordo com o portal da prefeitura de São Paulo, uma parcela dos aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a isenção do IPTU. Porém, para isso precisa seguir uma série de requerimentos para ter esse direito. São eles:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • Apresentar a declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel no país;
  • Utilizar o imóvel como sua residência;
  • Ter um rendimento mensal que não ultrapasse 3 salários mínimos para isenção total;
  • Ter um rendimento mensal entre 3 e 5 salários mínimos para isenção parcial;
  • O valor venal do imóvel de até R$ 1.668.590,00.

Isenção do IPVA

De acordo com o portal ‘Autoesporte’, há um Projeto de Lei 2937/2020 que tem a intenção de conceder aos idosos a isenção do IPVA. Porém, ainda não se passa de uma proposta, que precisa passar por uma série de aprovações.

Por outro lado, o próprio imposto garante uma série de isenções como por exemplo o tempo de fabricação do veículo. Todos os estados contam com esse benefício, mas cada um leva em consideração um tempo diferente, veja as datas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo. Isso porque os carros com 10 anos ou mais de fabricação não precisam pagar o IPVA.

Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.

Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA. Por fim, em Alagoas, qualquer veículo fabricado até 2002 está isento do imposto.

Thumbnail Video Youtube

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro, Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.

Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.

Quem você quer que saia do BBB25?

Destaque
IPTU
IPVA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.