Os 2 avisos cruciais para os motoristas, com o fim do IPVA para carros Fiat e Volks
2 avisos cruciais aos motoristas antes do fim de 2023 chegam com tudo, com o possível fim das autoescolas e a isenção do IPVA para alguns carros, inclusive da Fiat, Volkswagen e mais outras marcas.
O imposto anual é algo que pesa no bolso dos brasileiros, por isso quando há a isenção todos os donos de veículos comemoraram, por isso você precisa ficar atento se precisa ou não ter esse gasto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o pagamento do IPVA existem algumas regras, e em grande parte dos estados, os veículos com 20 ou mais anos de fabricação ficam isentos do pagamento, ou seja, em 2024, aqueles carros fabricados de 2004 para trás não necessitar arcar com o pagamento.
O Ford Focus, de 2001, é um dos modelos que se encaixa nesse regra, que foi a sua primeira geração e fez grande sucesso no Brasil, com um motor 1.6 e pode ser encontrado por até 14 mil reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já um dos carros mais vendidos da Fiat, o Palio Fire, do ano de 2003, também está livre do IPVA e dá para ser encontrado no mercado por pouco mais de 11 mil reais, de acordo com a Tabela FIPE.
O Volkswagen Gol de 2023 também já tem mais de 20 anos de fabricação, está saindo em uma faixa de pouco mais de 12 mil reais, com um motor é 1.6 flex e uma boa opção para quem quer ter um carro que não se preocupe com o pagamento do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro modelo da alemã que é muito amado é o Fusca, que foi carinhosamente apelidado de fusquinha e os modelos entre os anos de 1976 e 1980 estão saindo por menos de 14 mil reais, contam com um motor 1.3 e é sinônimo de nostalgia.
É o fim das autoescolas?
A autoescola é um passo importante para os novos motoristas tirarem a primeira via da CNH, mas todo esse processo é muito caro e por muitas vezes pode chegar a custar até 3 mil reais.
Por conta disso, de acordo com o portal ‘Jornal Contábil’, o Projeto de Lei 6.485/19 está sendo discutido no Congresso, em que visa mudanças para tirar o documento das categorias A e B, acabando com um dos processos.
Uma das principais mudanças dessa medida é não tornar obrigatória as presenças nas aulas teóricas, com o futuro condutor podendo estudar de casa, o que vai reduzir e muito o custo da CNH. Porém as provas teóricas e práticas seguem obrigatórias.
Por tanto, esse Projeto de Lei não vai acabar de vez com as autoescolas, mas certamente farão com que seus lucros sejam brutalmente reduzidos.