3 novas leis
FIM do IPVA, isenção na CNH e +1 gratuidade: 3 novas leis armadas aos idosos 60+ em 2025 e Detran ciente
27/11/2024 às 13h00
Saiba tudo sobre 3 novas leis armadas aos idosos 60+ em 2025, com fim do IPVA, isenção na CNH e +1 gratuidade chegando
Os idosos 60+ de todo o país podem comemorar de vez, pois uma série de benefícios promete ajudar a vida de milhares na terceira idade. Desse modo, os brasileiros poderão contar com 3 vitórias confirmadas ainda em 2025, com novas leis armadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal DOK, que destacou a matéria no seu site oficial. Assim, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, trouxe uma grande notícia para as pessoas com mais de 60 anos.
Fim do IPVA
Primeiramente, é possível que os idosos tenham direito a ter isenção do pagamento do IPVA. O fim do imposto ainda não é previsto por lei, entretanto é comum que pessoas mais velhas tenham enfermidades e condições físicas restritivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, idosos com doenças como artrite, artrose e hérnia de disco podem estar aptos a fazer parte da lista de beneficiários que podem pedir a isenção.
Isenção da CNH
Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei que dá desconto de 50% no valor cobrado pela renovação da CNH de condutores com idade entre 50 e 70 anos. Porém, ainda não passa a valer como nova lei, e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, caso seja aprovada, será uma grande vitória aos aposentados, com uma isenção gigante no pagamento da renovação do documento.
O senador Fernando Dueire, autor do projeto, também comentou sobre a proposta, dizendo:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cartão de crédito com dias contados: Banco Central confirma 3 viradas para 2025 com substituto a brasileiros
● Eldorado e JK Iguatemi aniquilados: 2 gigantes dos shoppings de SP despencam com queridinho nº1 de paulistas
● É realidade: 14° salário é liberado a lista de CPFs em 2025 e comunicado é emitido
“Esse projeto, na verdade, traz justiça. Hoje os habilitados pagam pela renovação da carteira o mesmo valor para concessão de tempos diferentes [de validade] e isso não é justo, isso fere o artigo 230 da Constituição que trata de assegurar às pessoas mais idosas a justiça social”, afirmou o senador.
Gratuidade extra
Por fim, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que garante a gratuidade em estacionamentos em que haja sistema rotativo pago.
A nova lei ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, podendo ser mais um benefício para a população 60+ no país.
Desse modo, o deputado Reimont (PT-RJ) comemorou a medida, afirmando:
“Os idosos têm seu poder de consumo reduzido, em virtude da queda do poder aquisitivo, devido à diminuição do valor real de sua aposentadoria ou provento e da elevação das despesas fixas com medicamentos e planos de saúde”, ressaltou o deputado.
Clique aqui para saber mais a respeito das novidades sobre os idosos.
Quantos aposentados existem no Brasil?
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente no Brasil.
Conclusões finais
Por fim, os idosos podem contar com uma série de benefícios que prometem ajudar a vida de milhares. Assim, é possível ter uma melhor qualidade de vida no dia a dia, de modo eficiente e prático.
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]