Idosos com mais de 60 anos ganham 3 presentões para salvar o bolso. Eles podem contar com o fim do IPVA, uma lei com um auxílio e mais uma isenção
O Brasil oferece uma série de vantagens e benefícios à pessoa idosa. Neste sentido, dessa vez, falaremos sobre alguns presentes cravados ao grupo dos mais velhos. Os 60+ possuem direito ao fim do IPVA, nova lei de Lula em vigor e mais uma isenção. A seguir, confira quais são esses três benefícios que estão disponíveis ao público da terceira idade.
Acontece que, segundo o portal ‘FDR’, o Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003, garante gratuidade para idosos aos transportes públicos sem custo para pessoas com 65 anos ou mais, tratando-se da Carteirinha do Idoso. Além disso, contam com prioridade em estacionamentos e a possibilidade de adquirir ingressos com meia-entrada em eventos culturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os 60+ que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso.Assim, ao possuir o benefício, o cidadão tem o direito a passagens gratuitas em ônibus interestaduais. Essa medida visa melhorar a mobilidade e o acesso a atividades de lazer e cultura para essa parcela da população.
As informações do portal dão conta de que para solicitar é preciso ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E para emitir é muito simples, basta acessar o site do Governo Federal, logar no ‘Gov.br’, e seguir o passo a passo recomendado em cada tela.
Fim do IPVA
No que diz respeito ao fim do IPVA, existem alguns modelos de carros que estão isentos da cobrança da alíquota. O fato é que, veículos que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados da quitação desse débito, ou seja, se você é idoso e o seu veículo se encaixa no requisito, você também pode contar com esse benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Auto Esporte’, esse benefício varia a cada estado, e existe estado que não contempla a isenção do IPVA. Na Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro e Distrito Federal, os veículos com mais de 15 anos de fabricação não precisam mais pagar o documento.
No que diz respeito ao Mato Grosso, a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002. No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição do imposto só chega ao fim quando o veículo completa 20 anos de fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, Kwid: 5 carros impecáveis para comprar por até R$50 mil em 2025 e fugir do mecânico
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
Isenção em atividades voltadas para a saúde
Os idosos também podem contar com mais um benefício que, muitos deles nem imaginam. O Sesc, conta com atividades direcionadas ao público da terceira idade. Sendo assim, para ter acesso às diversas opções de lazer no Sesc, é necessário fazer o que eles chamam de Credencial Plena, que funciona da mesma maneira que uma carteirinha para associados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal da instituição, todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas do comércio, serviços e turismo podem se credenciar. No Sesc de Campinas existem aulas de condicionamento Físico Aquático (Hidroginástica) e Práticas Aquáticas, além disso, em diversas unidades existem academias disponíveis para o uso público e de graça.
Sendo assim, por fim, ressaltamos que para verificar quais atividades gratuitas nas áreas de educação, cultura, lazer, assistência e saúde no Sesc mais próximo é preciso consultar as atividades que são divulgadas nos sites e redes sociais da Instituição em cada estado.
Quem é idoso no Brasil?
De acordo com a legislação brasileira, uma pessoa é considerada idosa quando atinge os 60 anos ou mais de idade, conforme o descrito no Estatuto da Pessoa Idosa. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a população idosa como o grupo etário de 65 anos ou mais nos países desenvolvidos e 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento.