Fim do IPVA: Estes veículos da Fiat e Volks não precisam pagar
Uma lei está em vigor, e alguns modelos populares de montadoras gigantes como a Fiat, Honda e Volkswagen não precisam mais pagar o IPVA e você precisa estar por dentro se tiver um desses carros na garagem.
Todos os motoristas brasileiros estão acostumados com o pagamento anual do imposto voltado aos veículos, mas neste ano de 2023 alguns receberam uma grande notícia e não vai precisar arcar com esse custo, que pesa no bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) é feito a partir de uma porcentagem do valor do carro, por tanto, como os últimos meses foram marcados pela valorização dos veículos, ele ficou ainda mais caro que o de costume.
Porém, o tempo de fabricação do modelo é crucial para a efetuação do pagamento, já que em todos os estados brasileiros, há uma lei em que depois de determinado tempo, o motorista não precisa mais pagar o imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada estado tem a sua data específica, e 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal são de 15 anos desde a fabricação.
Mato Grosso estão isentos apenas aqueles acima de 18 anos. Já Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo mínimo é de 20 anos. Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte é o menor tempo, de apenas 10 anos após a fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, os estados de Santa Catarina e no Tocantins apenas para carros com mais de 30 anos ficam isentos do IPVA. Em Alagoas, todos os carros produzidos até dezembro de 2022 também estão isentos dos impostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, os carros de todas as montadoras, até mesmo os populares como da Fiat, Honda e Volkswagen, que foram produzidos até 2003, ficaram isentos do IPVA para a grande maioria dos brasileiros.
Quando a Honda chegou ao Brasil?
A Honda chegou ao Brasil no dia 26 de outubro de 1971.