Atenção

Fim do IPVA: Lista de veículos isentos é divulgada e motoristas estão em festa com a notícia

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lista de veículos isentos do IPVA é divulgada (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim do IPVA: Estes veículos estão isentos e motoristas em festa

O IPVA é um dos impostos anuais pago pelos donos de veículos, mas uma nova lista sobre a isenção de alguns deles acabou de sair e muitos dos motoristas estão em festa neste ano de 2023.

Para quem não está por dentro sobre a isenção do pagamento, há duas situações em que não é cobrado o imposto, sendo ela por doença, e a outra o ano de fabricação do automóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘FII Brasil’, 1 a cada 3 brasileiros, que tem um veículo na garagem, tem direito a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O dono de um automóvel, que tenha alguma doença mental, pode se ver livre do pagamento do IPVA 2023, porém, cada região do país tem a sua regulamentação, mas o portal revelou quais doenças podem resultar nesse benefício.

Além disso, o ano de fabricação também é muito importante, mas assim como as doenças, cada estado estabelece um tempo mínimo de fabricação, para que haja a isenção do imposto.

Os estados que estabeleceram o menor tempo foram o Acre, Goiás e Roraima, já que veículos com mais de 10 anos já estão isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande maioria dos demais estados é com o automotor de pelo menos 15 anos de fabricação, exceto Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, que o tempo mínimo é de 20 anos e o Mato Grosso, com 18 anos de fabricação.

Santa Catarina prevê a isenção apenas para aqueles fabricados até o ano de 1985. Pernambuco e Minas Gerais vão reduzindo o valor da taxa de acordo com o tempo de fabricação. Os demais estados não citados entram na faixa estabelecida dos 15 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA tem que ser pago anualmente, mas há algumas isenções previstas (Reprodução: Internet)

O que acontece quando não se paga o IPVA?

Em São Paulo, é aplicada uma multa de 0,3% a cada dia que se passa, até atingir os 18%.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile