Fim de lojas e abandono de clientes: 2 shoppings rivais gigantescos do RioSul no RJ afundam com fechamentos
31/07/2024 às 16h47
Dois shoppings gigantescos do Rio de Janeiro, rivais do RioSul, lidam com fechamentos em massa e falta de consumidores
Em 1980, o Rio de Janeiro teve a inauguração de seu primeiro grande shopping. Desde então, 27 empreendimentos abriram suas portas nos mais diversos bairros e viraram queridos entre os cariocas. Porém, dois deles não tiveram tanta sorte e lidaram com o fim de lojas e abandono dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 31, iremos falar sobre a situação do dois shoppings gigantes e rivais do RioSul. Os empreendimentos “afundaram” após o fechamento de diversas lojas.
Não é novidade para os consumidores se depararam com os corredores lotados dos principais empreendimentos no Rio de Janeiro, principalmente o RioSul, visto como um dos melhores por muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa realidade é um cenário quase que dos sonhos para a administração de dois shoppings na Zona Norte do Rio, que lutam há anos para não fechar suas portas.
Estamos falando do Shopping Jardim Guadalupe e o Via Brasil Shopping. Mesmo na luta, os empreendimentos não conseguiram alcançar o sucesso e são vistos como fracassos pelos cariocas, segundo o portal Diário do Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inaugurado em 2011, o Jardim Guadalupe, localizado na Avenida Brasil, era para ser um dos principais comércios da região. São cerca de 170 mil residentes nos bairros próximos como Deodoro, Guadalupe, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel e Coelho Neto.
POUCAS LOJAS
No entanto, o empreendimento lida com inúmeras lojas fechadas. Atualmente, operam cerca de 80 das 191 lojas planejadas. A maioria das marcas são pequenos negócios, o único grande nome é a Pernambucanas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de rede de supermercados popular após 44 anos no Brasil deixa clientes órfãos
● Fim de serviço crucial da Netflix cai como bomba a milhares de usuários em 2024
● R$ 1844,40 na conta: Novo salário mínimo chega à lista de trabalhadores em novembro; veja quem tem direito
A administração apostou na criação de uma área externa, que contém bares. Os locais registram maior movimento em dias de jogo e nos finais de semana.
De acordo com o portal Diário do Rio, o grande problema do empreendimento ocorre por conta da criminalidade e baixo poder de compra da região.
Via Brasil
Também inaugurado em 2011, o Via Brasil Shopping, localizado em Vista Alegre, também lidou com o fechamento de lojas. O empreendimento possuí capacidade para 150 lojas, mas conta apenas com 60 abertas e o acesso é difícil, seja para pedestres ou veículos.
Marcas como C&A, Leader e Riachuelo já deixaram o local. No ano de 2014, para tentar aumentar o fluxo, o shopping inaugurou a construção de uma passarela que ligasse os pontos de ônibus da Avenida Brasil à sua entrada, na Rua Itapera.
Porém, a passarela tem sido subutilizada pela população, principalmente, à noite, com baixa iluminação e segurança.
Qual melhor shopping para fazer compras no Rio de Janeiro?
Não é novidade que o brasileiro adora passar o tempo livre nos mais diversificados shoppings, seja para realizar compras, aproveitar os restaurantes ou se divertir.
Desse modo, uma dúvida comum é quais são os melhores lugares para fazer compras no Rio de Janeiro. De acordo com o portal hoteis, os melhores lugares são o Shopping Village Mall, Shopping Rio Sul e Shopping Leblon.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]