Coca Cola colocou o mercado dos refris abaixo após divulgar novidade que simbolizou uma de suas maiores viradas
Liquido preto, borbulhante e saboroso, foi com essa bebida que a marca Coca-Cola ganhou o mundo!
Inclusive, quando falamos em refrigerante, a marca é uma das maiores referências no mercado do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Coca surgiu pela primeira vez em 1802, na cidade dos Estados Unidos, passou a ganhar popularidade através dos anos.
Mas seu boom mesmo ocorreu entre a década de 40 (época em que ela chegou ao Brasil) e inicio da era dos anos dourados de 50, com as famosas pinturas de pin up em reclames publicitários, que marcaram a década.
Entre tantas características que a marcam entre consumidores a cor vermelha de suas latas é o que mais intensifica essa tradição que perpetua por anos, ou perpetuava …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, desde 2013 (aproximadamente 70 anos depois da sua vinda ao Brasil), a mesma decidiu explorar novas cores em suas latas.
De acordo com o portal G1, a primeira vez que a Coca-Cola mudou a cor vermelha com outros tons, foi na época da copa do ano de 2013, ocorrida em junho, quando ela optou em colorir embalagens com as cores do Brasil: verde, azul e amarelo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 28 milhões de garrafas contaminadas: Coca-cola faz comunicado emergencial neste sábado (2)
● Pedaços de metal: Coca-Cola é obrigada a decretar recolhimento de 28M garrafas em país por contaminação
● Sem chances para o rival: Coca-Cola comprou refrigerante brasileiro após não conseguir superar concorrente
E agora a marca irá introduzir mais uma cor, o que deixou o mundo dos refris paralisado, marcando assim o fim de uma era da tradição escrita em vermelho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Representividade em cores
Conforme o perfil @escolaquer, do Instagram, a Coca-Cola agora possuí latas em azul, muito similares a da sua rival Pepsi, porém não há nenhuma relação com a rival e sim algo muito mais significativo.
Isso porque a mesma só irá existir no Brasil devido ao Festival Folclórico de Parintins, que muitos aqui devem ter conhecido graças a presença de Isabelle Nogueira, a Cunhã Poranga do BBB 24, reality show da Globo.
Com isso foram abertas diversas discussões e alguns internautas relembraram que o fato de os bois terem como tradição a utilização das cores azul (Caprichoso) e vermelho (Garantido).
De acordo com o portal GKPB, ao longo dos anos, diversas marcas já abriram mão de suas identidades visuais e brandbooks para conseguirem atrair a atenção dos apaixonados pelo Festival.
E a Coca Cola é uma delas …
A marca que já patrocina o evento há mais de 25 anos foi super ousada ao deixar de lado o seu icônico vermelho para assumir a cor azul, deixando ativa as 2 cores para agradar também aos torcedores do Boi Caprichoso.
Executivos da Coca-Cola já confirmaram que quem torcia para o azul não comprava nada do vermelho.
Em entrevista ao IG Economia, ainda no ano de 2010, Jack Corrêa, vice-presidente de Relações Internacionais da Coca-Cola à época, contou que a ideia de colocar a logo em azul surgiu após colocar pela primeira vez um banner com as cores tradicionais no Bumbódromo.
Como existe uma norma rígida de utilização da marca, o caso teve que ser enviado para a sede da empresa, em Atlanta, nos Estados Unidos, para ser aprovado.
Em entrevista concedida ao G1, Marcos Simões, vice presidente da Coca-Cola no Brasil explicou que se adequar as cores dos bois era algo obvio para a marca porém com algumas cautelas:
“Claro que jamais desrespeitaríamos isso colocando a cor normal da Coca-Cola, vermelha, em manifestações do Caprichoso. Para isso tivemos que ter uma autorização especial da rede internacional. Parintins é o único local no Brasil onde isto acontece“
Quando o Festival Folclórico de Parintins irá acontecer em 2024?
Conforme exposto pelo portal Paradiso Turismo, neste ano de 2024 o festival irá ocorrer entre 26 de junho a 03 de julho.
Como mencionamos, esse festival é um dos mais tradicionais brasileiras. Desde 1965, ela acontece todos os anos na remota cidade de Parintins-AM, às margens do Rio Amazonas, distante 400 km em linha reta de Manaus.
Durante os três dias da festa, Parintins se veste com a cor azul do “Boi Caprichoso” e com a cor vermelha do “Boi Garantido”.
Serão três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, onde as duas agremiações exploram através de alegorias e encenações, as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos.
No final, um júri composto por seis integrantes, define o grande vencedor, de fato é um grande espetáculo !