Adeus
Fim de uma era na CPTM e metrô de SP: Adeus de serviço vital deixa milhões de paulistas sem chão
31/05/2024 às 23h15
Após um acordo fechado pelo Governo de São Paulo, adeus confirmado de serviço a milhões chega em peso
O Trem Intercidades no Estado de São Paulo, é uma realidade e com isso, usuários da CPTM sofrerão com o fim da baldeação em duas estações.
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Acontece que a ideia é agora ter um trem que vai de São Paulo a Campinas com apenas uma passagem, mas para isso acontecer, duas estações perderão a integração.
De acordo com informações da revista Veja, concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que liga Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, à estação Brás, no centro da capital, deverá ser encurtada após ser passada para as mãos dos novos donos, o que está previsto para acontecer em 28 de junho.
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O contrato prevê que, com a nova operação, ela deixará de atender as duas estações finais de seu percurso atual, Luz e Brás, passando a terminar na Barra Funda, na zona oeste da cidade.
Com isso, os passageiros da linha perderão o acesso direto a diversas outras linhas do Metrô e da CPTM que saem dessas estações e passarão a ter que fazer ao menos uma baldeação a mais, partindo da Barra Funda, para ter acesso a elas.
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De acordo com argumentos apresentados pelo governo e a CPTM durante os períodos de audiência pública do projeto, a Estação da Luz já estaria saturada e não tem espaço para comportar o desembarque de tantas linhas.
Desde 2021, a Linha 7, que vai até a Luz, é atendida pela CPTM em conjunto com a Linha 10-Turquesa, que parte da Luz, depois para o Brás e depois segue para a região do ABC Paulista.
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Com o serviço 710, essa viagem direta junta as 31 estações dos dois trechos e liga Jundiaí, a noroeste da capital, diretamente a Rio Grande da Serra, na região do ABC, a sudoeste.
Com a concessão, o serviço 710 também deixará de existir. A assinatura do contrato, que marca o início da gestão privada, deve acontecer 120 dias depois da realização do leilão, ou seja, fim de junho.
Até lá, o serviço 710, com as paradas na Luz e Brás, continuam funcionando normalmente. “Depois disso, os passageiros que embarcarem na Linha 7 com destino ao Brás precisarão desembarcar na Estação Barra funda e fazer baldeação”, informou em nota a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) de São Paulo, responsável pela licitação.
“A secretaria trabalha para ampliar a interoperabilidade entre as linhas de trens urbanos a fim de aprimorar a prestação de serviço aos passageiros e reduzir os tempos de viagem”, acrescentou.
Com o encurtamento da Linha 7, os passageiros que vêm do circuito de Jundiaí e queiram, por exemplo, chegar à Luz, em vez de seguir apenas uma estação a mais pela mesma composição, terão que descer na Barra Funda, andar três estações pela Linha 3-Vermelha, até a República, trocar de trem pela segunda vez e andar mais uma estação, pela Linha Amarela, até a Luz.
COMO FUNCIONA A CPTM?
A CPTM mantém as estações em funcionamento de todos os dias da semana, das 4h à meia-noite. A transferência entre linhas é garantida desde que o passageiro esteja em sua última estação de transferência até a 0h. O intervalo máximo entre trens aos fins de semana e feriados é de 35 minutos.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]