SAIBA TUDO!

Fim vital na Linha 1-Azul: Tarcísio anuncia mudança histórica no Metrô de SP

Metrô, Linha 1-Azul

Tarcísio de Freitas confirmou mudança no Metrô (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governador do estado assinou documento para alteração em uma das paradas do trajeto mais antigo do sistema metroviário

Uma mudança importante atingiu a Linha 1-Azul, que liga a Zona Norte à Sul, no Metrô de São Paulo. No último dia 18 de setembro, Tarcísio de Freitas anunciou o fim do antigo nome da Estação Jabaquara, que marca o início do percurso.

Segundo a Agência Brasil, o decreto teve assinatura oficial no Palácio dos Bandeirantes, onde o poder público confirmou a substituição. O projeto propôs homenagear um grupo de atletas brasileiros que inspiraram a alteração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, a parada passa a ser chamada de Jabaquara-Comitê Paralímpico Brasileiro. Para quem não sabe, a estação fica cerca de 2 quilômetros do Centro de Treinamento dos atletas, no Parque Fontes do Ipiranga. Parte deles participou da cerimônia de mudança no nome.

Em agosto, os esportistas tiveram o melhor desempenho da história nas Paralimpíadas, alcançando o 5º lugar no quadro geral de medalhas dos jogos que aconteceram em Paris, na França. Foram 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes, totalizando 89 medalhas para o Brasil.

Mudança no Metrô traz homenagem aos atletas paralímpicos (Foto: Agência Brasil)

São Paulo Nos Trilhos

No primeiro semestre, Tarcísio de Freitas também anunciou o programa de expansão do sistema metroviário paulista. O governador revelou um investimento de R$ 190 bilhões, incluindo as obras que estão em andamento, em fase de licitação e outros projetos que estão sendo estudados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na capital de São Paulo, a nova Linha 6 terá início na São Joaquim, com integração da Linha 1-Azul, rumo à Brasilândia. A extensão já está em construção, mas existem outros planos que também deve sair do papel já em 2025, se tudo correr dentro do calendário planejado pelo Governo Estadual.

Dos 12 milhões de habitantes de São Paulo, pelo menos 4 milhões utilizam Metrô (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

Linha 1-Azul é a mais antiga do Metrô de São Paulo, mas segue em expansão (Foto: Diário do Transporte)

Conclusão

Vale lembrar que a Linha 1-Azul é a mais antiga do Metrô paulista, inaugurada em 1974. Hoje, segundo a SPTrans, 91 estações estão em funcionamento, sendo o principal transporte público de todo o país.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Aliás, veja outras notícias sobre o transporte público!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile