BOMBA!

Fim de uma era na Linha Azul: Veredito armado de Tarcísio chega como bomba no metrô de SP 

17/09/2024 às 23h23

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Tarcísio de Freitas anuncia novas linhas de metrô em SP (Reprodução - Internet)

Moradores de São Paulo são pegos com veredito do governador Tarcísio de Freitas que define um fim na movimentada Linha Azul do Metrô

O fim de uma era na Linha Azul do Metrô de São Paulo pode marca um capítulo decisivo para a mobilidade urbana da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O veredito contundente do governador Tarcísio de Freitas, traz à tona um novo cenário para a infraestrutura de transporte.

Metrô de São Paulo / Tarcísio de Freitas - Montagem: TVFOCO
Metrô de São Paulo / Tarcísio de Freitas – Montagem: TVFOCO

Com implicações que vão além do simples cotidiano dos passageiros, a decisão promete reconfigurar o panorama do sistema metroviário paulista e provocar ondas de impacto no planejamento urbano e na vida dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo A Folha, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou recentemente planos ambiciosos para a privatização da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo até 2025. 

A declaração foi feita em 8 de abril de 2024, durante um evento em Santo André, onde também foram discutidos projetos para a construção da estação ABC na Linha 10-Turquesa da CPTM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Tarcísio, a concessão da Linha 1-Azul será realizada junto com a Linha 20-Rosa, que ligará a zona oeste da capital ao ABC paulista.

Linha 1-Azul

A Linha 1-Azul, que corta a cidade de norte a sul, é uma das mais movimentadas do sistema metroviário de São Paulo, transportando cerca de 295,9 milhões de passageiros em 2022. 

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A privatização dessa linha faz parte de um projeto maior de “repotencialização” do transporte público, que inclui a concessão de outras linhas do Metrô e da CPTM. 

O objetivo é melhorar a eficiência e a qualidade do serviço, seguindo o modelo já aplicado nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que são operadas por empresas privadas.

Além da Linha 1-Azul, Tarcísio planeja conceder a operação de todas as linhas de metrô de São Paulo até o fim de seu mandato. Isso inclui as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, além das futuras linhas 16-Violeta e 19-Celeste. 

A Linha 2-Verde, por exemplo, deve ser privatizada em conjunto com a Linha 19-Celeste, que ligará o centro de São Paulo a Guarulhos. Já a Linha 3-Vermelha, que transportou mais de 300 milhões de passageiros em 2022, será concedida junto com a Linha 16-Violeta.

CPTM privatizado

O plano de privatização também abrange a CPTM, com leilões previstos para as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade até o final de 2024. 

A futura Linha 14-Ônix, que ligará Santo André a Guarulhos, também está incluída nos planos de concessão. 

Em março de 2024, o governo já havia anunciado a contratação de estudos para viabilizar essas privatizações, com o apoio da International Finance Corporation (IFC), uma consultoria vinculada ao Banco Mundial.

Tarcísio defende que a iniciativa privada pode atuar com mais eficiência do que o setor público, argumento que ele já utilizava quando era ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro.

No entanto, a privatização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, em 2022, foi marcada por falhas frequentes, com uma média de uma falha a cada três dias. 

Mesmo assim, o governador acredita que a concessão das linhas de metrô e trem é a melhor solução para melhorar o transporte público na região metropolitana de São Paulo.

A privatização das linhas de metrô e trem é um tema polêmico e tem gerado debates acalorados entre especialistas, políticos e a população. 

Enquanto alguns defendem que a iniciativa privada pode trazer investimentos e melhorias necessárias, outros temem que a qualidade do serviço possa ser comprometida e que as tarifas aumentem. 

A greve dos funcionários do Metrô e da CPTM em outubro de 2023 foi um reflexo dessa insatisfação, paralisando grande parte da rede de transportes sobre trilhos da Grande São Paulo.

Quanto custa a passagem no metrô de São Paulo?

A passagem unitária no metrô de São Paulo custa R$ 5,00. Este valor é válido para uma viagem e pode ser adquirido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento, aplicativo de celular, WhatsApp e em estabelecimentos comerciais credenciados. 

Além disso, a integração com ônibus municipais e transporte sobre trilhos custa R$ 8,20.

Linha Azul
metrô
Metrô de São Paulo
metrô SP
privatização
Tarcísio

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.