Leis atingem clientes de diversos bancos com fim na poupança e nova conta confirmada
Para o choque dos correntistas, uma virada com duas leis acaba de atingir inúmeros clientes dos grandes bancos nacionais, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e outros, com o fim na poupança e nova conta confirmada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Genial Investimentos, desde a mudança na regra da caderneta, a capacidade de retorno da poupança foi afetada. A lei que trouxe viradas decisivas na poupança em 2012 passou a seguir regras diferentes de remuneração.
Sendo assim, a nova regra criou duas faixas de rendimento, de acordo com o desempenho da taxa Selic. Desse modo, se a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o retorno da poupança nova é de 70% da Selic mais a taxa referencial (TR), já se a Selic ficar acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% por mês mais TR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o rendimento da poupança foi o principal ponto afetado com a mudança na caderneta, No caso da poupança antiga, o desempenho era de 0,5% ao mês mais a TR, independentemente do comportamento da Selic. Isso dá origem a um retorno de 6,17% ao ano.
Além disso, em 2020 o governo federal sancionou a lei que amplia o uso da chamada poupança social digital na Caixa que se estende até os dias de hoje. Essa recente modalidade fixa de modo permanente no sistema financeiro do país e foi criada com o propósito de facilitar o recebimento de auxílios e de saques emergenciais no FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A poupança social digital é simplificada e isenta de tarifas de manutenção, pode ser usada para pagamento de benefícios em caso de jornada de trabalho reduzida ou contrato suspenso, saques extraordinários do FGTS e depósitos oriundos de outros programas sociais. O cidadão também pode receber benefícios previdenciários nesse tipo de conta, desde que forneça autorização expressa para isso.
Essa funcionalidade também aumenta o limite de transferências eletrônicas gratuitas de uma para três transações mensais. Além disso, o detentor de uma conta poupança digital poderá usá-la para pagar boletos e realizar um saque sem custos por mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é preciso para abrir uma conta poupança?
Para abrir uma conta é muito simples! É necessário ter o documento original de identidade com foto, número de inscrição do CPF em situação regular junto à Receita Federal e comprovante de residência atualizado (até 60 dias). Vale ressaltar que as regras são diferentes para cada instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE