Nestlé fechou compra de gigante após 20 anos de espera
A Nestlé tornou-se uma das maiores empresas do setor de alimentos e bebidas do Brasil. Pensando em expandir a sua marca e crescer ainda mais do que suas rivais, a empresa comprou outra gigante dos chocolates no dia 7 de junho do ano passado.
Para comprar a gigante dos chocolates, a Nestlé precisou esperar 20 anos pela aprovação da Cade, que envolveu R$ 556 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 17, iremos relembrar os detalhes sobre a compra da Chocolates Garoto. A medida estava ativa desde o ano de 2002.
A empresa anunciou a compra da Garoto em fevereiro de 2002. De acordo com a CNN, na época, o negócio seria de cerca de R$ 566 milhões.
Na época, o negócio combinava a segunda e a terceira maiores fabricantes de chocolate do Brasil. Fato que fez com que a Cade não aprovasse a transação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2004, o Cade não aceitou devido à alta concentração de mercado, que ultrapassaria 58%, e exigiu que uma marca rival comprasse a Garoto.
No segmento de chocolates, a Nestlé tinha 30,8% e a Garoto 24,4%, conforme levantamento da ACNielsen citado em nota técnica do Cade de março de 2002.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
Mas, a Nestlé entrou na Justiça com um pedido de revisão judicial da decisão, o processo durou até o ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMPRA MILIONÁRIA
Entre o ano de 2001 e 2021, novas marcas entraram no segmento de chocolates industrializados e coberturas de chocolate.
Um dos maiores exemplos é a entrada da Cacau Show para o mercado. A empresa é uma das maiores atualmente, fato que faz com que outras marcas tentem derruba-lá.
Desse modo, no ano passado, o Cade decidiu aceitar a compra da Garoto pela Nestlé.
“Esta ideia é reverberada na percepção de mercado de que os impactos da fusão Nestlé/Garoto já foram absorvidos pelo mercado ao longo destes anos”, apontou o parecer.
No acordo, a Nestlé se comprometeu a investir na fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES), por pelo menos sete anos.
Além disso, a marca não pode adquirir ativos que representem 5% do mercado de chocolates por cinco anos.
Qual foi o primeiro produto da Nestlé?
Como havíamos mencionado, a Nestlé tornou-se uma das maiores desde a sua fundação, que ocorreu no ano de 1866, na Suíça.
Mas, poucos sabem que o primeiro produto desenvolvido pela marca foi a farinha láctea para colaborar com o combate à mortalidade infantil.