Confira nesta matéria tudo sobre o fim no cartão de ônibus de idosos com mais de 60 anos que foi confirmado em jornal da Globo com nova lei que chega atingindo em cheio os mais velhos agora em julho
Diariamente milhões de pessoas dependem do transporte público no Brasil, seja para ir trabalhar, estudar, visitar alguém, entre outras atividades. Vale dizer que, inclusive, o ônibus, sem sombra de dúvidas, é o mais popular de todos. Diante disso, falaremos hoje sobre o fim no cartão desse coletivo de idosos 60+ confirmado em jornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, segundo o ‘G1’, jornal digital da Globo, até o fim do primeiro semestre deste ano, em Santarém, oeste do Pará, os idosos entravam nos transportes pela porta dianteira e usavam um cartão de papel emitido pela Secretaria de Transporte. No entanto, a partir do dia 1° de julho, um nova lei chegou mudando tudo. A seguir, confira tudo sobre as alterações referente a mobilidade desse grupo.
Após o fim do primeiro semestre, novas regras começaram a vigorar para os idosos em Santarém. Segundo o jornal da Globo, os 60+ passaram a usar um tipo de bilhetagem eletrônica, dessa forma, passaram a usar a catraca do ônibus, que fica nos fundos para terem acesso aos transporte, no entanto, isso vem gerando problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a reportagem da Globo, os idosos vêm reclamando da falta de mobilidade dentro dos transportes públicos. Isso porque a entrada pela traseira do ônibus trouxe essa dificuldade na locomoção, além da falta de assentos acessíveis e insegurança ao se deslocarem pelo corredor dos ônibus.
No entanto, segundo o advogado da StarTech, empresa de bilhetagem eletrônica, Thiago Ferreira, o objetivo da mudança é ter um controle precisos sobre o uso do passe livre, especialmente das categorias que incluem idosos. O novo sistema inclui um cadastro biométrico, em que o idoso fornece seus dados pessoais e uma foto para o sistema antifraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós já identificamos várias tentativas de fraude, onde terceiros utilizavam o passe livre dos idosos”, afirmou Ferreira ao jornal da Globo. A empresa mostrou dados onde mostram a quantidade de passes emitidos, que foram 12.531 nos primeiros 6 meses do ano. O advogado comunica que é de grande importância possuir esses números, para prestarem contas a sociedade e ao poder público.
Conforme o jornal da Globo, com o novo sistema de bilhetagem, já foram detectadas cerca de 3 mil fraudes de janeiro de 2023 a janeiro deste ano, envolvendo o uso indevido de cartões de passe livre. “Quando identificada uma fraude, o cartão é bloqueado, e o infrator pode ter o direito de uso suspenso por 30 dias na primeira infração, aumentando para 60 e 90 dias em casos de reincidência“, concluiu Ferreira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 190BI: Tarcísio anuncia novas linhas de Metrô em SP para salvar paulistas a partir de 2025
● Tarcísio ciente: Metrô de SP crava fim de serviço vital e substituto é convocado: “A partir do dia 20”
● Decreto de Tarcísio em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô e gera tensão em paulistas
Quem é considerado idoso no Brasil?
De acordo com a legislação brasileira, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE