EITA

FIM: O encerramento de serviço exclusivo do iFood no Brasil e o comunicado emitido às pressas

03/05/2024 às 10h20

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
O encerramento de serviço do iFood no Brasil e comunicado (Foto: Reprodução / Internet)

O iFood cravou oficialmente o encerramento de um dos serviços mais usados do aplicativo no país

E o iFood, aplicativo de entregas mais famoso e querido do país que, confirmou o encerramento de serviço exclusivo no Brasil. Além disso, a empresa fez um comunicado às pressas no qual explicou o fim da atividade. Confira a seguir nesta matéria mais detalhes sore essa notícia que surpreendeu a todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, o fim desse serviço impacta diretamente a todos os restaurantes que tinham contrato com a empresa, e agora, novas regras serão implantadas. Acontece que, segundo informações do portal ‘iFood News’, a empresa encerra os contratos de exclusividade com restaurantes de redes com mais de 30 lojas.

Dessa forma, cumprindo o acordo realizado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que zela pela livre concorrência de mercado) em fevereiro de 2023. Esses contratos de exclusividade davam ao iFood a garantia de que a empresa não ia assinar ou usufruir dos serviços de outras empresas de aplicativos de entrega de comida, como a Uber Eats, Rappi, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iFood. Foto: Reprodução/Internet
iFood. Foto: Reprodução/Internet

Comunicado da empresa

Segundo o Vice-Presidente do Ifood, Arnaldo Bertolaccini, o objetivo é que eles busquem outras formas de conseguir o crescimento: “Desde a assinatura do acordo, estamos focados em implementar uma estratégia robusta para seguir crescendo e gerando resultados positivos”, declarou.

Arnaldo Bertolaccini (Foto: Reprodução/ Internet)
Arnaldo Bertolaccini (Foto: Reprodução/ Internet)

Ainda segundo ele: “Mesmo sem a exclusividade, continuaremos ajudando nossos parceiros com mais de 30 lojas a prosperar no delivery e oferecendo produtos e serviços relevantes para o perfil de pequenos e médios empreendedores, que representam 70% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que muda, na prática, é que o restaurante além de não ter mais que usar apenas os serviços do iFood, também não terá mais alguns benefícios e descontos contratuais, mas, em contrapartida, poderá ter mais de um aplicativo fazendo os serviços de entrega para esses restaurantes exclusivos.

Logotipo do Ifood (Reprodução - Internet)
Logotipo do Ifood (Reprodução – Internet)

Vale destacar que, tudo isso aconteceu após um processo iniciado em 2020 no Cade. O Rappi, um concorrente do iFood, pediu essa investigação e envolveu outras empresas do setor. O argumento do Rappi era de que o modelo de exclusividade do iFood dificultava a concorrência.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o iFood foi fundado?

O iFood foi criado pelos sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante em 15 de maio de 2011, em São Paulo–SP. Inicialmente, a empresa era um guia impresso de cardápios chamado Disk Cook, e os pedidos eram feitos por meio de uma central telefônica.

iFood

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.