Parte dos brasileiros estão em festa com uma nova lei que chegará em breve para acabar com o pagamento total da conta de água
Grande parte dos brasileiros estão em festa nesta sexta-feira (10), com o anúncio de uma nova lei que está por vir. Com ela, a tarifa social estará em vigor e você pode ser um dos que darão adeus a conta de água e esgoto.
As dívidas estão sempre presente aos brasileiros, que por muitas vezes usam todo o salário apenas para pagar as contas essenciais. Visando isso, o governo planeja dar uma grande bonificação para uma parcela da população, que está atenta em todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘R7’, na última quarta-feira (08), o Senado aprovou a tarifa social de água e esgoto para as famílias de baixa renda. Apesar de ser um grande passo, o projeto ainda precisa da sanção presidencial, ou seja, está nas mãos de Lula para entrar em vigor.

Em caso de aprovação, parte dos brasileiros terão a cobrança de metade do valor da menor faixa de consumo, ou seja, aplicando o desconto aos primeiros dez metros cúbicos. Caso a conta não fique dentro do limite estabelecido, não haverá desconto e a cobrança será no valor cheio.
Ainda segundo o site, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ficará responsável por estabelecer o limite de renda dos contemplados por essa nova tarifa. O texto também prevê que os beneficiados estarão isentos de qualquer taxa de ligação de água e esgoto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do pagamento em pedágios: Nova lei anunciada traz isenção aos idosos nas rodovias mais aguardadas
● Lula está ciente: Detran libera CNH gratuita para lista de motoristas e crava fim de taxas das aulas na autoescola
● Plano de lei de trânsito traz mudança vital em Campo Grande, MS, na era Adriane Lopes em 2025
Um avanço para os brasileiros
Essa tarifa será financiada pelos demais consumidores, em uma divisão de custo às demais categorias de consumidores. Diante desse cenário, o senador Flávio Arns comentou como esse passo é de grande importância para o Brasil.
“É um avanço para o Brasil termos as diretrizes nacionais para que a Tarifa Social de Água, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica, possa ser aplicada com diretrizes seguras e transparência”, destacou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a senadora Zenaide Maia também vibrou com a aprovação: “Para muita gente a rua está saneada. Mas não liga ao esgoto geral porque não tem condição de pagar 100% da tarifa de esgoto”, explicou.
Qual custo médio de água aos brasileiros?
De acordo com o Banco Inter, um brasileiro consome em média 220 litros de água por dia. Assim, a conta no final do mês será de 70 reais por pessoa, portanto quanto maior a família, maior será o gasto com a conta de água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE