A decisão do Governo caiu como presente no colo de milhares de brasileiro
Não há dúvidas de que nos dias atuais a internet é uma ferramenta de grande utilidade, seja para trabalho, lazer, comunicação e muitos outros. E, é justamente por precisarmos tanto dela que as operadoras como Claro, Tim e Vivo lucram tanto, afinal, para o uso da rede em diversos locais é necessário a contratação de um plano.
Portanto, pensando no bolso dos brasileiros e visando melhorias para a população, o Governo Lula decretou o fim dos pagamentos nas operados e criou nova lei que garante internet gratuita para estudantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, em regiões carentes, muitos alunos se encontram sem acesso a internet e com isso, vivem em desvantagem, ocasionando dificuldades para aprendizagem em um mundo tão tecnológico em que vivemos hoje.
A maior dificuldade enfrentada pelos educandos foi no período da pandemia da Covid-19, ao qual o ensino remoto foi fundamental para manter a rotina de estudos, mas que muitos deles viviam em uma realidade diferente dos demais, sem o uso do recurso.
No entanto, com um presentão dado pelo Governo, essa realidade pode ser mudada para muitos. Conforme informações divulgadas pelo portal FDR, um novo programa favorece sinal de internet de graça para estudantes que não possuem acesso a ferramenta. A ideia do Governo é impulsionar os alunos no âmbito educacional, em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais sobre o assunto…
O programa ‘Internet Brasil’, é parte como uma iniciativa do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério das Comunicações. Segundo o FDR, em algumas regiões do país o programa já está sendo exercido para milhares de educandos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, é importante frisar que existem algumas regras a serem seguidas para ter aceso à internet de forma gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os alunos beneficiados pelo programa federal devem estar devidamente cadastrados no Cadastro único para Programas Sociais do governo Federal (CadÚnico). Portanto, um momento da família responsável deve fornecer as informações de todos os residentes no local.
Além do acesso à internet gratuita, que visa substituir as contas da Tim, Claro e Vivo, os beneficiários terão acesso a alguns benefícios adicionais.
Neste estágio inicial, o programa do Governo irá amparar os alunos da educação básica da rede pública de ensino. É importante ressaltar que o objetivo é atender o maior número possível de estudantes que necessitam desse tipo de serviço.
Vale lembrar que o acesso a internet será através de chips, que fornecerão o recurso sem a necessidade de efetuar pagamentos mensais. O objetivo é combater a evasão escolar e promover a adoção de novas metodologias de ensino adequadas à era digital.
Veja logo abaixo quais cidades já assistidos pelo programa:
- Caicó e Mossoró (RN);
- Campina Grande (PB);
- Caruaru e Petrolina (PE);
- Juazeiro (BA);
- Araguari (MG)
- Conceição das Alagoas (MG);
- Nova Serrana (MG);
- Prata (MG)
- Uberaba e Uberlândia (MG);
Quantas GB os chips do Governo oferecem?
O chip de internet gratuita que o Governo Federal oferece para estuantes são de 20 GB. O projeto de internet gratuita busca envolver os estudantes de baixa renda em recursos que facilitem o acesso a plataformas educacionais.