Cartões de crédito e débito podem entrar em desuso no futuro, mas uma nova alternativa pode exigir muito dos bancos com o Pix
Os cartões de débito e crédito são muito úteis para bilhões de pessoas em todo o mundo, mas uma tecnologia que facilitou a vida de brasileiros pode colocar em xeque algumas dessas transações. O Pix pode transformar completamente a forma de fazer compras no futuro, e inclusive, preocupar instituições financeiras.
De acordo com a revista Exame, especialistas acreditam que o Pix deve eliminar a necessidade do “intermediário” entre quem paga e quem recebe, prejudicando setor de meio de pagamento. Isso fará com quem os bancos ofereçam novos tipos de suporte, como softwares de administração de contas e estoque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Edson Santos, um dos maiores conhecedores do setor de meios de pagamento no Brasil, as instituições devem ganhar por serviço prestado, e não mais pelas transações, como sempre ocorreu.
MAQUININHAS AINDA SÃO NECESSÁRIAS
Com a chegada do Pix, algumas empresas de tecnologia se mobilizaram para atender demandas. Por outro lado, lojas e varejistas ainda se mostram estáveis em relação às cobranças por cartão de débito ou cartão de crédito. Isso significa que a maquininha ainda se faz muito necessária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra maneira que os estabelecimentos encontraram para manter a maquininha ativa é gerar um QR code para pagamento via Pix no próprio aparelho. Isso facilita a vida tanto dos lojistas, que pagam pelo aluguel da maquininha, quanto para os clientes.
O PIX NO CRÉDITO JÁ EXISTE?
De acordo com o Uol, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou que em breve será possível realizar pagamentos via Pix no crédito. A novidade ainda é discutida nos fóruns do Banco Central, entretanto, não existe nenhuma previsão de que isso aconteça ainda em 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE