O QUE ROLOU?!

Destruição: Fim de hipermercados nº1 do Brasil após 40 anos e o Assaí engolindo tudo sem dó por bilhões

08/07/2024 às 8h27

Por: Lennita Lee
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Rede de hipermercados acabou engolida pelo Assaí e marcou o fim de uma era no país (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest/Freepik)

No ano de 2021, um dos nomes mais relevantes do setor varejista do país foi engolido sem dó pelo Assaí após uma transação bilionária e situação marcou o fim de uma era

Em meados de outubro de 2021, a rede Assaí, conhecida em todo o país como um dos mais tradicionais modelos de atacarejo, engoliu sem dó um outro nome fortíssimo do setor de supermercados por uma quantia bilionária.

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O nome em questão trata-se do Extra Hiper, considerado nº 1 para milhares de brasileiros que tinha seu estabelecimento um destino certo para as compras. Vale dizer que o mesmo pertencia ao Grupo Pão de Açucar (GPA) que passou com a venda, 71 pontos comerciais para frente.

Na época essa transação acabou sendo o marco da “destruição” do modelo de hipermercado Extra no país, que atualmente funciona apenas como um mercadinho de bairro cuja bandeira é conhecida apenas como Mercado Extra.

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Segundo o portal Revista Benefícios, o Hipermercado Extra já estava ativo no Brasil há 4 décadas, ou seja 40 anos.

A compra:

Segundo divulgado na época pelo portal G1, o comunicado da venda foi feito ainda no dia 14 de outubro de 2021, e custou aos cofres do Assaí a quantia exata de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões foram deixados “na mesa” de forma parcelada, entre dezembro daquele ano a janeiro deste ano de 2024.

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O R$ 1,2 bilhão restante foi pago ao GPA por um fundo imobiliário, cujo qual tem garantia do Assaí. Desde então, as lojas começaram a ser convertidas para o formato cash & carry (atacarejo) e passaram a ser operadas pelo Assaí.

Já os 71 pontos comerciais representam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. Das outras 32 lojas que ficaram de fora da venda para o Assaí, 28 foram convertidas paras as bandeiras Pão de Açúcar e Mini mercado Extra, e 4 foram simplesmente fechadas sem nenhum tipo de seguimento.

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Bom para os dois lados …

Segundo declarações dadas por Jorge Faiçal, CEO do GPA, a saída do segmento de hipermercado visava fortalecer ainda mais o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia.

Afinal de contas, ficando apenas com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, eles criaram um nicho de mais proximidade com o público, que de certa forma não deixa de ser a mesma estratégia aplicada por uma rival recém chegada no país, o Oxxo.

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(Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*)

Vale mencionar, que o Assaí chegou a abrir 150 lojas na última década, sendo 25 conversões de unidades do Extra Hiper.

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Segundo o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, a companhia viu uma oportunidade única de acelerar sua expansão com a aquisição de lojas do Extra Hiper em um momento de corrida do setor de atacarejo por abertura de lojas.

Como está a situação do Assaí atualmente?

O fim da rede Extra Hiper e sua aquisição pela Assaí refletem bem um processo de consolidação no setor varejista brasileiro. Inclusive, essa tendência tem levado a uma maior concentração de mercado, com as empresas líderes ampliando sua participação e dominância.

Ainda segundo a Revista dos Benefícios, esses são dados mais relevantes da rede neste ano de 2024:

  • Lucro Liquido: acordo com o balanço divulgado pela empresa, o lucro líquido do Assaí no primeiro trimestre de 2024 foi de R$ 60 milhões, uma queda de 16,7% em comparação ao mesmo período de 2023.

Essa redução no lucro líquido é atribuída, principalmente, às altas despesas financeiras enfrentadas pela companhia, em decorrência do seu endividamento em um cenário de juros elevados.

  • Ebitda: O Assaí registrou um crescimento expressivo de 28%, chegando a R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre de 2024.

O que reflete a melhora na eficiência operacional da rede, com a maior maturidade das novas lojas e a redução dos gastos de conversão.

  • Receita Liquida: O Assaí atingiu R$ 17,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, apresentando um aumento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse desempenho positivo na receita líquida é atribuído ao crescimento das vendas da rede, impulsionado pela expansão de sua rede de lojas e pela maturidade das unidades recém-inauguradas.

Vale destacar que o Assaí conseguiu inaugurar a primeira loja no estado do Acre; a loja de nº 200, em Curitiba e mais nove novas unidades abertas antes mesmo de encerrar o último ano de 2023 como:

  • Feira de Santana (BA);
  • Piracicaba (SP);
  • Itapevi (SP);
  • Barreiras (BA);
  • Recife(PE);
  • Barra da Tijuca/Rio de Janeiro;
  • São Gonçalo (RJ);
  • Sete Lagoas (MG)
  • Maringá (PR).

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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