Rede de supermercados que passou mais de 50 anos em atividade no Brasil, decide fechar as portas e encerrar seus serviços no país, com suas lojas sendo vendidas para seus maiores rivais
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de crise. A pandemia de Covid-19 atingiu em cheio a economia brasileira. Inclusive, um dos setores mais afetados foi o varejista. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma grande rede de supermercados que cravou a venda de todas as suas lojas e deixou o país após não suportar a concorrência.
Bom, em julho do ano passado, uma importante rede de supermercados deixou oficialmente o Brasil. Foram 50 anos de história, mas, em meio à forte concorrência no setor, o grupo decidiu mudar as estratégias. Para quem não acompanhou, em 2020, a empresa, vinda da Holanda, já havia dado início à venda de 29 novas lojas ao Grupo Carrefour, ainda em 2021.
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O acordo foi fechado em meio a uma negociação bilionária, após eles também abandonarem o setor em outros países, como parte de um plano interno. Segundo o ‘Estadão’, o Atacadista chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. O Grupo Carrefour assumiu parte das unidades por R$ 1,95 bilhão.
Para quem ainda não sabe, a rede de supermercados em questão é o Makro Atacadista, que já tinha deixado o setor do varejo há mais de duas décadas na Europa. Por aqui, a companhia acabou não conseguindo lidar com a briga com outros supermercados. Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico nacional.
Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão da rede de supermercados, o que afastava boa parte dos clientes que não queriam criar vínculo. O plano chegou a ser alterado, mas não arcou com o prejuízo. Além disso, a forte concorrência com os rivais, também afetou o Makro.
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De acordo com um ranking da Abras, o Grupo Carrefour foi líder em faturamento em 2023. Foram mais de 115,4 bilhões movimentados pela administradora de supermercados, mantendo uma distância de R$ 42,7 bilhões do 2º lugar, ocupado pelo Assaí Atacadista. Em contrapartida, no mesmo ano, o Makro fez sua nota de despedida.
Pronunciamento da rede Makro cravando o adeus
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história.”
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Quem é o dono da rede Makro?
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘SUNO’, os supermercados, que abandonaram as atividades em território nacional, eram administrados pelo Grupo SHV, da Europa, que tem grande popularidade no meio empresarial. Eles também são responsáveis por outras marcas, como distribuidoras de gás e energia. A bandeira opera em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela.
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