O RG, um dos principais documentos de uma pessoa, está chegando ao fim; saiba o porquê
O Registro Geral (RG) é hoje um dos principais documentos de todo cidadão brasileiro, mas ele está dando adeus e um novo chega com os dois pés na porta e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas as pessoas estão acostumadas em carregar o documento de identificação em suas carteiras, apesar de grande parte das pessoas já estarem o substituindo pela CNH, o que prova que a pessoa já tem mais de 18 anos.
Mas, quem ainda costuma utilizar o RG precisa ficar atento em todas as mudanças, que passou a ser feita a partir do último dia 6 e novembro, com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Money Times’, Esse novo documento está adotando o CPF (Cadastro Pessoa Física) como um padrão de identificação, assim fazendo com que o número do Registro Geral não seja mais utilizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dessa mudança, o novo documento não precisa ser feito pelo cidadão imediatamente, isso porque o antigo tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. A primeira via é gratuita e também terá a sua versão física e digital.
Essa mudança vai ocorrer pelo fato de que o número do CPF, emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido apenas por estados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CIN não vai contar com a designação de ‘sexo’ e nem mesmo diferenciação entre ‘nome’ e ‘ nome social’, assim a mudança permite um documento de identidade mais inclusivo para a comunidade LGBTQIA+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por quanto tempo o documento será válido?
O período pelo qual o CIN será válido varia de acordo com a idade, sendo que:
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
- Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos