RioCard tem fim decretado no Rio de Janeiro e substituto chega às pressas na vida dos cariocas que agora precisam se adaptar às mudanças
Eduardo Paes, recentemente reeleito para a Prefeitura do Rio de Janeiro, não apenas está ciente como trabalha para a implementação de um novo sistema de bilhetagem do transporte público, cujo qual irá selar o fim do RioCard.
O substituto em questão é o “Jaé”, que deverá se tornar o único aceito nos transportes municipais a partir de fevereiro de 2025.
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Tal substituição deverá atingir todos os modais geridos pela prefeitura, como:
- Ônibus;
- BRTs;
- VLTs;
- Vans;
- Kombis
Porém., quem fizer traslados intermunicipais ou utilizar o transporte público das duas redes, municipal e estadual, deverá ter os dois cartões — tanto o Jaé quanto o RioCard.
O motivo para isso é que o metrô e o trem ainda não estão aceitando a nova bilhetagem carioca.
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Sendo assim, a equipe especializada em transportes do TV Foco, baseada em informações do G1, trás mais detalhes sobre tais mudanças.
Principais mudanças:
Conforme exposto por Zeca Vianna, CEO do Jaé, foi recomendado para que as empresas passem a adquirir o Jaé a partir de 1º de novembro de 2024, evitando deixar para o último momento e assegurando uma transição tranquila:
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- O processo é totalmente on-line, rápido e gratuito e pode ser feito pelo site do Jaé.
- Diferentemente do RioCard, o Jaé pode ser utilizado imediatamente, sem que o usuário precise esperar o cartão físico.
- Para isso, basta criar uma conta no aplicativo e gerar um QR Code para fazer o pagamento das passagens.
O novo sistema também elimina a necessidade de desvincular o comprador anterior ou validar recargas.
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Assim que a empresa disponibiliza o crédito, os funcionários podem utilizá-lo instantaneamente, sem burocracia.
Demais perguntas e respostas sobre o Jaé:
Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre o novo sistema e se mantenha ainda mais informado:
- Preciso de um cartão físico do Jaé? Não, é possível usar o Jaé no celular via QR Code.
- Onde comprar o Jaé? O Jaé está à venda em várias estações do BRT e em postos de autoatendimento, além de estar disponível para compra pelo aplicativo.
- Posso usar o Jaé no celular? Sim, há aplicativos disponíveis para Android e iOS que permitem realizar pagamentos, verificar saldo, fazer recargas e bloquear o cartão.
- Como colocar créditos no Jaé? Você adquire créditos pelo aplicativo, utilizando opções de pagamento como crédito, débito, Pix e boleto bancário.
- Existe um prazo de validade para o saldo? Não, o saldo no Jaé não expira.
- O Bilhete Único vai acabar? A integração com o Bilhete Único permanece, mas você precisará usar os 2 cartões para as integrações entre os sistemas municipais e estaduais.
- Posso migrar o saldo do RioCard para o Jaé? Não, os dois sistemas são independentes e não permitem transferência de saldo.
- A gratuidade vai acabar? Não, as gratuidades para idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e outros grupos continuam garantidas.
Como fica a integração com o Jaé?
Veja abaixo como ficará a integração a partir de novembro e fevereiro:
A partir de novembro:
- Ônibus comum do Município do Rio + BRT: R$ 4,30 (do Bilhete Único Carioca) direto no Jaé ou no RioCard.
- Trem da Supervia + Ônibus comum do Município do Rio + BRT: R$ 8,55 (do Bilhete Único Intermunicipal) só no RioCard.
- Metrô + BRT: R$ 8,55 (do Bilhete Único Intermunicipal) só no RioCard.
A partir de fevereiro de 2025:
- Ônibus comum do Município do Rio + BRT: R$ 4,30 só no Jaé. A partir daí o RioCard não vai funcionar.
- Trem da Supervia + Ônibus comum do Município do Rio: R$ 8,55 (do Bilhete Único Intermunicipal) no RioCard + Jaé (os dois cartões têm que ser apresentados no validador).
Para saber mais sobre os sistemas de bilhete único em demais localidades, clique aqui*
Conclusões finais:
Em suma, o novo sistema de bilhetagem eletrônica Jaé substituirá o RioCard nos transportes municipais do Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2025.
Entretanto, durante a fase de transição, o Jaé já opera em paralelo, permitindo o uso por celular e eliminando a burocracia nas recargas.
Embora o RioCard ainda seja necessário para o metrô, trens e integrações intermunicipais, o Jaé promete facilitar o uso do transporte público municipal com um sistema mais ágil e moderno.
As empresas devem se preparar com antecedência para garantir uma migração tranquila para seus funcionários.