Encerramento de serviço crucial da 99 pegou muitos clientes de surpresa e comunicado emitido pela plataforma expôs situação e os motivos
E a plataforma de mobilidade urbana 99, uma das principais concorrentes da Uber, decidiu encerrar um dos seus serviços mais aclamados após anos em plena atividade e comunicado foi emitido a todos os seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da modalidade 99Food, sistema de delivery bem similar ao Ifood. O comunicado do fim do negócio foi feito no dia 17 de março de 2024. em e-mail enviado a parceiros. O anúncio afirmou que o aplicativo deixaria de funcionar a partir do dia 17 de abril.
Vale destacar que esse anúncio estourou feito bomba pouco mais de dois meses depois de a 99 ter encerrado o serviço de entregas com motoqueiros próprios no aplicativo, ficando apenas com o modelo de marketplace.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Comunicado
De acordo com o portal Start-se, executivos ouvidos já afirmavam que se tratava de um passo para o encerramento completo das operações. O comunicado emitido dizia o seguinte:
“Para continuarmos democratizando os nossos produtos e serviços, constantemente avaliamos como podemos servir melhor às necessidades e desejos de nossos usuários. Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvovimento de serviços de duas rodas, com a expansão de 99Moto em ride-hailing, e 99 Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, desciidimos descontinuar o aplicativo 99Food” – Escreveu a 99
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o portal, procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a 99 disse esperar que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as as soluções logísticas da companhia para continuarem distribuindo suas refeições:
“Os entregadores podem manter seus ganhos na 99 com 99Moto e 99 Entrega Moto, nos locais onde estes serviços estão disponíveis” – Dizia ela na época, lembrando que a 99 Moto também foi extinta como podem ver aqui*
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
● Estrela da Globo revela o que Roberto Carlos não suporta de jeito nenhum e proibição no palco: “Não podia”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a 99, a dedicação aos usuários brasileiros e às comunidades em que ela atua permanece inalterada: “Nós temos soluções robustas de Mobilidade e Fintech que, combinadas, permitem que mais pessoas prosperem por meio da nossa plataforma diariamente”.
Por que a 99 encerrou o 99 Food?
Segundo a Start-se, o encerramento do 99Food ocorreu no momento em que as empresas de tecnologia buscam simplificar suas operações e reduzir custos em busca de melhores resultados.
A saída da 99 do segmento também vem no momento de consolidação do domínio do iFood no setor. O Uber encerrou a operação do Uber Eats. O Pão de Açúcar incorporou o James Delivery. E o Rappi está tirando o pé das campanhas de descontos e quer trazer mais consumidores para o seu serviço de assinatura, RappiPrime, o que leva a crer que o serviço acabou ficando defasado.
O 99Food nasceu ainda em 2019 com uma estratégia de expansão focada em cidades de menor porte, fugindo da concorrência direta com o Ifood, que é o líder do mercado por conta de sua força nas grandes capitais.
O pleno de comer pelas beiradas, no entanto, não deu certo. Com o domínio do iFood, cresceu exige investimentos enormes para crescer. E no caso da 99, mesmo antes da pandemia, o movimento já estava bem comprometido em rentabilidade.