Serviço vital para muitos correntistas, oferecido pelos principais bancos como Itaú, Caixa, Bradesco e mais teve um fim decretado após 40 anos de existência , deixando milhares em choque
A maioria dos bancos como Itaú, Caixa, Bradesco e outros, costumam buscar oferecer serviços que proporcionam mais praticidade e ao mesmo tempo conforto financeiro aos seus clientes, ainda mais quando falamos em pagamentos de contas e transferências.
Porém, para o choque de muitos, ainda em janeiro de 2024, todos os bancos tradicionais emitiram um comunicado, cujo qual decretava o fim definitivo de um dos serviços mais essenciais, após praticamente 40 anos da sua existência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal medida foi tomada devido ao fato da tecnologia avançar cada vez mais em soluções. Afinal de contas, apesar de eficientes, o movimento natural é que tais avanços deixem alguns serviços defasados e perdendo cada vez mais espaço.
Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito), sistema tradicional para transferências de valores de uma conta para outra.
Pode ser que você não se lembre ou nunca ter efetuado nenhuma transação por meio dele, mas muito antes da chegada do queridinho PIX, o DOC era a forma mais efetiva de transferir dinheiro. Criado pelo BC ainda em 1985, ele foi uma verdadeira revolução na vida de correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Antagonista, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), cujo qual representa todos os bancos nacionais, chegou a emitir o seguinte comunicado oficial: “A partir do dia 15, deste mês de janeiro, as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”
Impactos
Tal mudança afetou tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas), marcando o fim de uma era em um meio de pagamento tradicional. Vale dizer que a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuou sendo uma opção válida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
A Febraban também anunciou o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a entidade, a data-limite para agendamento de um DOC seria permitido só até o dia 29 de fevereiro, quando o sistema seria definitivamente encerrado, ou seja, todos os bancos receberam esse mesmo prazo para processar todos os agendamentos feitos pelos clientes.
Tecnologia implácavel
Conforme dito acima, essas medidas drásticas foram tomadas graças a um levantamento feito pela própria Febraban, cuja qual apontou a defasagem do serviço, como tantos outros que ao longo do tempo deixaram de existir.
De acordo com os dados do Banco Central, foram efetuadas no ano passado 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações. Já o TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, cuja diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações.
Obviamente que nesta listagem, o PIX ficou na posição de mais queridinho, sendo considerado a forma de pagamento mais usada do Brasil, com 24 bilhões de operações.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney ainda afirmou que, após o surgimento do Pix (aonde ele promoveu uma alta movimentação e taxa extremamente baixa, ou zero), tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados.
Fora isso, a Febraban e os bancos estão em constante avaliação quando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no País, a fim de melhorar a conveniência para os clientes.
Manifestações dos bancos:
De acordo com a InfoMoney, ainda em setembro de 2023 alguns bancos começaram a se pronunciar quanto ao fim do Doc:
- O Bradesco e a Caixa em entrevista exclusiva à Info Money, afirmaram que seguiriam o cronograma divulgado pela Febraban, encerrando as operações com DOC do dia 15 a 29 de fevereiro de 2024.
- O Santander também informou que começou a desativar o DOC desde o mês de setembro de 2023
- O Banco do Brasil disse que a modalidade para Pessoa Física acabou no dia 15 de outubro de 2023.
- Por fim o Itaú Unibanco informou em nota que já desligou toda a modalidade de transferências via DOC para o público de pessoas físicas já em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban
Inclusive, no início do segundo semestre de 2022, de acordo com o Itaú, as transações nos canais físicos e digitais também já tinham sido desligadas. Os primeiros canais desligados foram os físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações.
Qual é o banco mais popular do país?
De acordo com um levantamento divulgado pelo portal Valor Econômico, ainda em maio de 2024, o banco apontado como o mais popular é a CAIXA.
Para ter ideia, por meio das suas agências ainda se prevalece o hábito de sacar dinheiro em espécie para 28,5% dos entrevistados.