A Toyota encerrou um serviço muito querido pelos clientes e que empregava mais de 500 funcionários, deixando todos em choque. Apesar disso, segue com todas as forças no Brasil
A Toyota realizou o fechamento de um de seus serviços no Brasil, chocando todos os brasileiros amantes da marca. O adeus se dá após 50 anos de história e certamente ficará marcado na memória dos motoristas.
As montadoras no geral enfrentaram um momento de instabilidade no país nos últimos anos, impulsionados pela pandemia da Covid-19. Diante desse cenário, tomaram algumas medidas cruciais para conseguir dar andamento em seus negócios, evitando prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Autoesporte’, a Toyota anunciou em 2022 o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Em comunicado, a empresa informou que o processo seria de maneira gradual e teria desfecho em novembro de 2023.
Assim, os 550 funcionários que trabalhavam no local puderam escolher em uma transferência para uma de suas fábricas no interior de São Paulo ou um plano de demissão voluntária com condições especiais.
Assim, como programado, a Toyota realizou o encerramento da fábrica de São Bernardo do Campo em novembro de 2023. Ela que produziu as últimas peças de motores no local no dia 11 daquele mês. A fábrica inaugurou em 1952, portanto encerrou seus serviços mais de 70 anos depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demais fábricas seguem abertas
No Brasil, a Toyota ainda conta com outras 3 fábricas, a de Porto Feliz, responsável pelas produções dos motores, Sorocaba com produz o Yaris e Corolla Cross e em Indaiatuba, onde fabrica o Corolla.
Diante do fechamento da fábrica, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lamentou a decisão da montadora e trouxe à tona uma reflexão do segmento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dinheiro extra antes de 31/12: Jornal da Globo confirma 3 presentões para aposentados do INSS hoje(26)
● Detran está ciente: Lei em vigor dos retrovisores em 2024 atinge em cheio milhares de motoristas no trânsito
● Drogaria SP, Ultrafarma e mais: 2 perigos ao colocar o CPF na Nota em farmácias que clientes precisam saber
“A questão da Toyota, que finalizou seu processo de transferência nos últimos dias, nos remete para um debate da indústria automobilística em sua totalidade. Precisamos discutir a importância da indústria, que no nosso entender é fundamental para o crescimento do país”, destacaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual será o novo modelo da Toyota?
A Toyota emitiu um comunicado que fará investimento de 11 bilhões de reais no Brasil até o ano de 2030. Assim terá o início da produção do SUV Yaris Cross na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, a partir de 2025, contando com uma versão híbrido flex.