Adeus em Salvador, BA: Fim de serviço fundamental estoura guerra por substituto em nº1 da capital baiana

Fim de um dos serviços mais essenciais, anteriormente localizado em Salvador, gera guerra judicial por imóvel entre gigantes
4 min de leitura
Espaço deixado em Salvador vira alvo de guerra entre duas gigantes pela sucessão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Instagram/Facebook)

Espaço deixado em Salvador vira alvo de guerra entre duas gigantes pela sucessão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Instagram/Facebook)

Fim de um dos serviços mais essenciais, anteriormente localizado em área movimentada de Salvador, gera guerra judicial por imóvel entre gigantes do varejo

E o encerramento das atividades de um dos serviços mais tradicionais, em região movimentada de Salvador, na Bahia, BA, transformou-se em uma verdadeira guerra comercial e judicial por substituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do antigo imóvel do Bompreço, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, uma das mais movimentadas e nº1 da região.

Mas, esse fim do serviço da rede, a qual deixou o imóvel de “herança”, acabou gerando uma disputa entre dois gigantes na Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, a Rede Mateus, em plena expansão no Nordeste, confirmou ao TV Foco interesse no imóvel citado.

Imóvel do Bompreço, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães (Foto Reprodução/Internet)

Inclusive, a mesma também confirmou à redação que já possuem uma inauguração confirmada no Norte Shopping Salvador, a qual deve ocorrer ainda em 2025.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, essa disputa entre Grupo Carrefour e Aujjo resultou em um imbróglio judicial, a qual acaba ameaçando esse plano de expansão para a área da Avenida.

A seguir, a partir de informações do Correio e Toda Bahia, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todo o parâmetro do conflito:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerra vai parar na Justiça

Carrefour é a principal rede do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

Conflito de interesses levanta suspeitas

A magistrada identificou um possível conflito de interesses, já que Zenni possui vínculos societários com o Grupo Mateus, seu concorrente direto.

O que levanta dúvidas sobre a imparcialidade do processo de negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua decisão, a juíza argumentou que “a iminência da formalização de um contrato de locação com prazo de até 20 anos, sem a concordância de um dos coproprietários do imóvel, pode configurar lesão grave e de difícil reparação”.

Decisão impede novos contratos e impõe multa

Assim, a liminar proíbe qualquer contrato de locação até nova deliberação judicial ou assembleia com consenso.

Qual foi o posicionamento do Carrefour e Aujjo sobre o espaço deixado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador?

De acordo com o Correio, o Carrefour foi procurado, mas ainda não se manifestou publicamente sobre a liminar.

Além disso, a Aujjo Bahia também foi procurada, mas não se teve retorno até o momento da publicação.

Mateus afirma que segue interessado no imóvel (Foto Reprodução/Internet)

Mas, conforme mencionado acima, o Grupo Mateus, por meio de sua assessoria de imprensa, reafirmou o interesse no imóvel, uma vez que segue com forte em sua expansão na região.

Veja a nota enviada pela rede Mateus ao TV Foco:

“Mateus em Salvador já está a pleno vapor e será exatamente no Salvador Norte Shopping, com previsão de abertura ainda pra 2025.

No entanto, ainda temos interesse na locação do prédio, mesmo diante dessa questão judicial envovendo o Carrefour e Aujjo”

Conclusão:

Em suma, a batalha pelo imóvel do antigo Bompreço reflete não apenas o apetite do varejo por espaços estratégicos, mas também as complexidades legais de uma negociação mal alinhada.

Enquanto a Rede Mateus segue com planos de expansão, uma vez que já conseguiu seguir com as obras no Salvador Norte Shopping, a disputa judicial ameaça adiar mais esse avanço.

Por fim, a Justiça terá papel crucial na definição dos rumos do varejo na capital baiana, onde o espaço comercial tornou-se palco de uma guerra entre gigantes.

Mas, para saber mais sobre outras situações envolvendo grandes empresas, clique aqui*.

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile