Após 32 anos de serviços em país, o McDonald’s tirou todas as suas operações em meio a uma crise diplomática intensa
Segunda maior franquia de fast food do mundo, perdendo apenas para o Subway, o McDonald’s colocou um ponto final em seus serviços em um país. A empresa estadunidense optou pro não atuar mais no mercado em meio a um momento de conflito.
Após 32 anos, o restaurante vendeu toda a sua operação para um empresário, a fim de não ter mais nenhum tipo de compromisso com o mercado local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o R7, a saída do McDonald’s da Rússia aconteceu em 2022, em meio à guerra do país contra a Ucrânia. Assim como outras marcas poderosas, a rede de fast food optou promover um boicote contra o governo devido ao conflito.
O novo dono da rede na Rússia se chama Alexander Govor, que já tinha várias unidades da rede no país. Os restaurantes foram rebatizados com o nome Vkousno i tochka, que significa “Delicioso. Ponto-Final”.
“O novo nome é ‘Vkousno i totchka'”, anunciou o CEO do novo grupo russo, Oleg Paroyev, em uma entrevista coletiva em Moscou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇAS
O novo proprietário da rede de fast-food na Rússia garantiu o emprego de 51 mil ex-funcionários do McDonald’s em todo país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Tarcísio: Fim de unidade do McDonald’s em SP é decretado por substituto multimilionário
● Decreto de Tarcísio traz fim de unidade popular do Mcdonald’s em SP e confirma substituto multimilionário
● Demolição do McDonalds é confirmada em jornal da Globo e substituto convocado chega em 2025
“Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de desenvolver esta empresa. Sou ambicioso e planejo não apenas reabrir os 850 restaurantes, como também desenvolver outros novos”, disse Govor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUEM É O NOVO DONO DO MCDONALD’S NA RÚSSIA?
Alexander Govor, de 62 anos, operava desde 2015 sob a franquia McDonald’s 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria. Ele alcançou um acordo de compra do negócio em 19 de maio de 2022, três dias após o McDonald’s anunciar a saída do mercado russo.
Para quem não sabe, a chegada da rede à Rússia foi um marco importante no capitalismo, em 1990. A inauguração da primeira loja acumulou filas quilométricas de russos, dois anos antes do colapso da União Soviética.