Serviço popular das linhas de trens da CPTM tem fim decretado e situação acaba interferindo no funcionamento do Metrô, deixando paulistas e paulistanos em choque com a bomba
Como sempre frisamos em nossas matérias, o estado de São Paulo e suas cidades são bem fortes quando o assunto é transporte público, ainda mais quando falamos em malha ferroviária, cuja qual é considerada a maior do país.
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Além dos trens da CPTM que ligam muitas cidades da Região Metropolitana de São Paulo a Capital, existem as linhas de Metrô, cujas quais oferecem um transporte bem mais rápido entre um ponto a outro.
E com as interligações entre esses dois meios, tanto os paulistas como os paulistanos conseguem chegar em seus destinos de forma eficiente. Porém, algumas mudanças em uma linha da CPTM está atingindo em cheio algumas linhas do Metrô e a bomba caiu ainda em maio no colo de quem depende da mesma para se locomover.
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“Descontinuado”
De acordo com a Via Trolebus, com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que passará a ser operada pelo Grupo Comporte junto com o Trem Inter Cidades São Paulo-Campinas, o serviço 710, com trens que ligam de forma direta o Rio Grande da Serra e Jundiaí, serão descontinuados.
Esse serviço essencial para milhares foi criado em 2021 e eliminou a baldeação obrigatória dos passageiros, que antes era feita no Brás. Quem mora na cidade ou já passou pela estação sabe o quanto essa alternativa desafogou a estação Brás, uma das mais movimentadas da cidade de São Paulo.
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Entretanto, a CPTM só deverá descontinuar o serviço com a chegada da Linha 11-Coral na Barra Funda. O prolongamento do serviço, que vem de Mogi das Cruzes, será o substituto para os passageiros no eixo entre Luz e Barra Funda, que por ser desatendido pela Linha 7-Rubi, deverá parar agora na Barra Funda.
Se por um lado o passageiro terá que desembarcar, pelo menos terá como a principal opção uma linha com menor intervalo, hoje na casa dos 4 minutos na Linha 11, contra os 5 minutos e meio do 710. Já a Linha 10, segundo comunicado da CPTM enviado com exclusividade ao Via Trolebus, deve ter como ponto final a estação da Luz:
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“A previsão é que o Serviço 710 – que permite viagens entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM sem a necessidade de transferência de trens na estação Brás – permaneça atendendo aos passageiros das duas linhas até a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda. Após este prazo, a Linha 10-Turquesa passará a operar no trajeto Luz-Rio Grande da Serra e as alternativas para quem desembarca da Linha 7-Rubi na Estação Palmeiras-Barra Funda serão o Expresso Aeroporto e as Linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do metrô” – Conforme descrito na nota do site oficial.
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Quando que a Linha 11-Coral chegará na Barra funda?
De acordo com o portal oficial do Metrô, a expansão da Linha 11-Coral para a Estação Palmeiras-Barra Funda ainda segue em curso. Apesar da estação e das vias estarem praticamente adaptadas para receber trens, os sistemas de energia e sinalização ainda vão passar por melhorias.
Ainda deverão ser realizadas adequações no sistema de controle centralizado entre Luz e Barra Funda, o que permitirá o controle aprimorado dos trens nesta região. A previsão é de que o sistema seja entregue no primeiro semestre de 2025 com custo de R$ 43,2 milhões.
Vale destacar que segundo o relatório, atualmente está sendo feita a concretagem dos pilares 7, 8, 9, 12, 13 e 14 da subestação Memorial da América Latina, execução de soldas exotérmicas no cabo de aterramento na vala da rede de esgoto da subestação Memorial da América Latina e escavação para a rede secundária da chave seccionadora da rede aérea.