Um jornal da Globo confirmou o fim de um serviço vital da Uber no Brasil, chocando todos os clientes da empresa. A medida vale para uma das maiores cidades do país
A Uber teve que confirmar o fim de um serviço crucial aos brasileiros, na cidade de São Paulo, por conta de um decreto que está em vigor. Um jornal da Globo trouxe à tona todas as informações sobre o processo, para a tristeza dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na cidade paulista, dependendo do horário, às vezes um trecho que se faz em 30 minutos pode levar até mais de 2 horas, se tiver acidente ou for horário de pico. Assim, uma das saídas seriam as motos, que cortam o trânsito pelo corredor.
Porém, durante o SP2, no dia 30 de janeiro de 2023, o âncora Fabio Turci , comentou sobre a suspensão do Uber Moto, em São Paulo, por conta de uma decisão da prefeitura. Vale lembrar que em outras cidades do país ela pode oferecer esse serviço, querido pelos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Uber decidiu por decreto suspender o serviço de mototáxi, para levar passageiros aqui na capital. O anúncio foi feito depois de uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes, do MDB”, declarou Fábio Turci, durante o SP2.
Vale lembrar que apenas as motos, com passageiros, estão proibidas de circularem nas ruas paulistas. Os serviços de entregas seguem permitidos. Além disso, a Uber pode também continuar com o seus carros, que inclusive é um dos principais pontos da empresa no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda o processo de proibição
De acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o então prefeito Bruno Covas sancionou no dia 5 de junho de 2018 uma lei em que proíbe o uso de motos para transporte de passageiros. Caso descumpra essa lei, o condutor pode receber uma multa de até R$1 mil.
Apesar disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou que a determinação era uma competência da União. Dessa maneira abriu precedentes para as empresas aderirem a esse serviço.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, as empresas ensaiaram começar esse serviço na capital paulista, em 2023, porém o Prefeito Ricardo Nunes bateu de frente com essa decisão. O político prezou pela segurança de todos, já que as motos são os veículos mais envolvidos em acidentes fatais. Assim, tanto a Uber quanto a 99 encerrarem esse serviço no dia 30 de janeiro do ano passado, aderindo ao pedido da prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A atitude da 99, assim como da Uber, corrobora com a preocupação pela segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano, baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a Prefeitura em nota.
Quantos motoristas da Uber há no Brasil?
De acordo com o próprio site da Uber, o aplicativo de corrida conta com mais de 1 milhão de motoristas parceiros. Atualmente, ele é o aplicativo de viagens mais utilizado pelos brasileiros nos dias de hoje.