Se surpreenda com os 2 tristes anúncios do WhatsApp no Brasil com bloqueio em 52 celulares e até fim selado por Claro, Vivo e Tim
E o famoso aplicativo de mensagens, o WhatsApp, conhecido por todos que usam os seus serviços diariamente, tem 2 tristes anúncios no Brasil, com bloqueio em 52 celulares e até fim selado por Claro, Vivo e Tim.
As informações são do portal “tecmundo”, o qual informou no dia 24 de outubro deste ano de 2023, que o WhatsApp parou de funcionar em celulares Android antigos recentemente, pois o aplicativo de mensagens só será compatível com versões 5.0 ou superiores do sistema desenvolvido pelo Google, e em comunicado deu mais detalhes, dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir do dia 24 de outubro de 2023, o WhatsApp será compatível apenas com as versões 5.0 e posteriores do Android”, explicou o WhatsApp, sem informar se haveria mudanças em relação ao suporte de versões dos iPhones, com sistema iOS.
A empresa ainda informou que a retirada se da devido à baixa popularidade do sistema, quando disse:
“Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp”, pontuou a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação da empresa chega a afetar cerca de 52 celulares que ainda usavam o sistema Android 4.1.2 Jelly Bean, que foi desenvolvido pelo Google na época. Confira os modelos na imagem abaixo:
Vale dizer que além do bloqueio do aplicativo nos celulares, a gratuidade do WhatsApp em planos de internet móvel pode estar com os dias contados, pois as operadoras do país, como Claro, Tim e Vivo, podem acabar com o uso ilimitado do aplicativo em seus planos de internet no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal “moneytimes”, divulgadas em 26 de outubro deste ano de 2023, as operadoras oferecem o uso ilimitado de redes sociais muito utilizadas, como WhatsApp e Instagram, a clientes com plano de internet móvel, sem descontar da franquia de dados contratada, visando atrair mais clientes, usando a estratégia chamada de zero rating.
Contudo, devido aos aumentos feitos pelas grandes big techs, que têm aumentado cada vez mais a necessidade do uso de dados para a navegação, as operadoras estão enfrentando problemas de faturamento com a estratégia, o que pode acabar afetando aos clientes que usam os serviços.
Sabendo disso, alguns advogados fizeram alerta a clientes, dizendo:
“É importante destacar que as operadoras não podem revisar contratos em andamento; porém, a legislação não proíbe que sejam feitas alterações em pacotes após o seu vencimento”, alerta o advogado Stefano Ribeiro Ferri, especialista em Direito do Consumidor.
Que continuou: “Os contratos não são imutáveis, mas é necessário que, a partir do vencimento, fique claro que os serviços não serão gratuitos ou ilimitados”, explica Ferri.
Qual a maior operadora do Brasil?
Segundo o portal “techtudo”, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003, com mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.