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Fim de uma era: Adeus de unidade crucial do McDonald’s em SP é confirmado após quase 40 anos por ordem de Tarcísio

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Decreto de Tarcísio Freitas desapropria unidade do McDonald's em região populosa de São Paulo ((Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Logo.Net/Freepik/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Uma das unidades mais tradicionais da rede do McDonald’s, localizado em uma das regiões mais povoadas de São Paulo tem fim confirmado após decreto do governador

E uma unidade antiga e crucial do McDonald’s está dando adeus após ter a sua desapropriação anunciada por causa de um novo decreto feito pelo Governador Tarcísio de Freitas, em junho deste ano de 2024.

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A unidade em si trata-se da unidade mais antiga de Guarulhos, inaugurada no início da década de 90, ou seja, a quase 40 anos, no cruzamento das avenidas Tiradentes e Paulo Faccini. Vale destacar que tal medida faz parte do projeto de construção da estação de metrô Bosque Maia da Linha 19-Celeste, a última do ramal.

De acordo com o portal GRU Diário, o decreto é o de nº 68.552/2024, assinado ainda no dia 22 de maio de 2024 pelo governador, conforme dito acima. Conforme antecipou o GWeb, por meio dele, foram definidos os terrenos para a implantação de 5 estações no município, além de poços de ventilação e saídas de emergência.

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No caso da estação Bosque Maia, a estatal metroviária recebeu ordem para buscar a desapropriação amigável, ou se necessário, judicial. Além do McDonald’s, foram atingidos por esse mesmo decreto o posto Shell, ao lado, a agência bancária do Santander e outros estabelecimentos comerciais na região, como uma academia.

Entenda o trâmite

Essas desapropriações, de acordo com o portal, fazem parte de um processo mais amplo que também envolve a desocupação de uma grande área no calçadão da Dom Pedro.

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A Linha 19-Celeste, quando concluída, deverá conectar a região central de São Paulo a Guarulhos, passando por áreas importantes como a Zona Norte da capital, Shopping Internacional e Vila Augusta.

A linha integrará com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo da Estação Anhangabaú, próxima ao Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

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Fora isso, no bairro do Pari, será construída uma estação próxima à Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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As despesas da desapropriação serão bancadas pelo Metrô, que está autorizado a iniciar os processos judiciais de desapropriação e ocupação temporária.

Vale dizer que os responsáveis pelos imóveis atingidos ainda não se pronunciaram, porém o espaço permanece aberto caso os mesmos queiram se manifestar.

Qual a expectativa de alcance da nova Linha 19- Celeste do metrô?

De acordo com o portal Metrô-CPTM, a Linha 19-Celeste será totalmente subterrânea. O trajeto entre as estações Bosque Maia e Anhangabaú será feito em 29 minutos. É possível que haja integração, em uma segunda etapa do projeto, com a Linha 13-Jade da CPTM que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos à Estação da Luz.

Conforme exposto pelo Diário do Transporte, a obra prevê a criação de 10.578 empregos diretos e 18.164 indiretos e investimento de R$11,45 bilhões em obras civis e R$1,08 bilhões com as desapropriações.

A expectativa é de que quase 700 mil passageiros utilizem a linha diariamente. As desapropriações devem acontecer até 2025. Já as obras estão previstas para acontecer entre 2025 e 2030.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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