GUERRA?
Ricardo Nunes não quer nem saber: Fim vital atinge a Uber em SP e faz serviço popular descansar em paz
13/07/2024 às 17h08
O prefeito deu ordem contra o aplicativo e avisou que iria comprar briga caso fosse contrariado; uma das ofertas da plataforma foi proibida na capital
Desde 2009, a Uber se tornou indispensável no cotidiano popular. O aplicativo surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, mas se expandiu para o mundo todo e está presente mais de 10 mil cidades, incluindo as brasileiras, onde tem um dos maiores mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações do grupo, por aqui, mais de 100 milhões de pessoas já utilizaram a plataforma. Em março, uma pesquisa do IBGE revelou que existem mais de 721 mil motoristas em atividades no país, sendo uma alternativa para o desemprego e movimentando milhões de reais diariamente.
Além dos carros, a Uber também oferece corridas com motos em mais de 118 cidades no Brasil. Porém, na mais movimentada, a capital de São Paulo, a empresa foi proibida de vender as caronas nos veículos de duas rodas. Essa ordem partiu do próprio prefeito, segundo a Exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2023, Ricardo Nunes chegou a ameaçar a companhia dizendo que, se oferecessem a modalidade, iriam sofrer as consequências. “É muito claro. Eu não quero guerra com eles, mas, se eles querem guerra com a cidade de São Paulo, eles vão ter”, disse.
“Não houve caso de moto transportando passageiro de forma remunerada. Se houver, se a Uber insistir, porque de concreto eu não tenho, eu vou chamá-los pessoalmente e vou ter uma conversa muito mais séria com eles, porque não é possível que uma empresa venha se instalar na cidade e afrontar o Poder Público”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até hoje, não há nenhuma previsão de que a Uber moto chegue à capital paulista. Em entrevista ao Estadão, Ricardo Nunes afirmou que não liberaria de “jeito nenhum” as corridas na cidade. “Vou prender quem estiver oferecendo esse serviço na cidade. Minha meta é baixar o número de mortos no trânsito”, pontuou o político.
Quando a Uber chegou no Brasil?
O aplicativo de corridas estreou no país em 2014. Até pouco tempo, a plataforma também trabalhava com o Uber Eats, de entrega de comidas, mas deu fim ao serviço e dispensou seus colaboradores. Entre os principais concorrentes, aparece o 99, que oferece o mesmo tipo de função.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito traz multa arrasadora e ADEUS à habilitação por 12 meses
● Banco Central anuncia nova lei do PIX em vigor em novembro e crava PROIBIÇÃO hoje (19/11)
● Muito melhor que a Uber: Entregadores da Amazon, Shein e +2 estão conquistando quase R$ 3 mil mensais
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]