Foco Máximo com Carolina Mânica

28/05/2012 às 19h20

Por: TV em Foco

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Carolina Mânica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na TV, ainda engatinha.

No Teatro, vem de longa caminhada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E Carol não demonstra sinais de cansaço.

Atriz versátil e Produtora aguerrida, ela nos apresenta à Arte que inspirou a TV.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos sets aos camarins.

Das cenas aos atos.

Mânica passeia entre os dois mundos com inabalável equilíbrio.

Quais são os abismos que separam Teatro e TV?

E quanto aos elos que os unem?

Você está prestes a aprender.

Silêncio na plateia.

Abram-se as cortinas.

E que comece o show

 

 

Foco Máximo Quais são as maiores diferenças entre a forma como o Teatro e a TV se comunicam com o Público? A emoção de um telespectador que está na sala de casa é muito diferente da que é sentida por quem está na plateia de uma Peça?

Carolina Mânica Toda Arte é feita para o público de forma geral. Acho que o que muda é a sua expressão. São “veículos” diferentes. O Teatro exige uma preparação tanto da platéia quanto de quem o faz. A pessoa tem que se deslocar até ele, a Televisão já chega de forma mais direta, pois está dentro de casa, o acesso é mais fácil. Para o ator, a responsabilidade e o respeito é o mesmo pois nós dependemos da sua disponibilidade em assistir e/ou estar lá de forma presente. O contato e a resposta do Teatro é imediato, uma arte viva de ação e reação. Já na TV, embora seja uma resposta com um volume massificado, você vai moldando e evoluindo o personagem ao longo da trama e o destino do seu personagem pode ser definido pela resposta do público, por ser uma Obra aberta. Acho que toda expressão artística pode ser transformadora e uma forma de evolução.

 

FM Você está no Elenco de um filme que contará a trajetória do carnavalesco Joãozinho Trinta. Conte-nos um pouco sobre a Produção. Quem mais estará no Elenco? O filme já tem título? Qual é a expectativa de lançamento?

CM Estou super feliz ter sido chamada para participar desse filme. Joãozinho com certeza foi um ícone para a cultura brasileira pois transformou uma das principais comemorações símbolo do Brasil. Não posso falar muitos detalhes sobre o filme e como será, pois o roteiro é um presente para quem assistir. Matheus Nachtergale é quem dará vida a Joazinho, e sem dúvida ele é um dos maiores atores que temos aqui. Sou muito fã do seu trabalho e tenho convicção que ele, mais uma vez, surpreenderá a todos nós com seu talento. Quem vai dirigir o filme é o Paulo Machline que também dirigiu outra grande obra, Natimorto, de Lourenço Mutarelli. Então somando tudo isso só posso agradecer por estar junto nesse trabalho.

 

FM Você participou de Fina Estampa, interpretando a Beth. Como foi experimentar o gostinho da Novela das 21h global, Programa mais assistido da TV brasileira?

CM Foi muito importante para mim. Embora tenha sido uma pequena participação o ibope da novela foi impressionante. O Aguinaldo Silva é um autor que sempre acerta nas suas história pois sabe se comunicar com o público como ninguém. Fazer televisão é muito gratificante. O brasileiro adora novelas e para o ator é um dos trabalhos mais importantes da carreira em termos de reconhecimento e desafio.

 

FM Você já tem um vasto currículo no Teatro e no Cinema, sempre trabalhando com grandes nomes do Meio. Alcançar o mesmo reconhecimento na TV é um de seus objetivos?

CM Com certeza. Adoro fazer Televisão e sempre tive experiências muito felizes. Bons Projetos e bons profissionais envolvidos. Tive bastante sorte em cruzar com pessoas talentosas e bastante generosas e pode ter certeza que isso faz toda a diferença. Espero fazer muito mais. Nos últimos anos tenho cada vez mais vontade de me expressar para o grande público.

 

 

FM O Teatro ainda mantém certa fama de “entretenimento de Elite”, como se fosse voltado somente para a Classe A. Quais são os obstáculos que o impedem de cair de vez no gosto popular?

CM Não acredito que seja entretenimento de Elite. Fiz muito Teatro underground e sei que há muitas Peças acessíveis e que poderiam ser vistas por todos, independente de sua classe econômica. A questão é que a cultura de ir ao Teatro foi se diluindo cada vez mais. Com a rapidez da informação, as pessoas não tem mais tempo para parar e focar seu tempo em uma atividade exclusiva. Já vi a tranformação daqueles que nunca tinham ido ao Teatro. É como se a pessoa se reconectasse consigo mesma, com seu Eu lúdico.

 

FM No “País das Novelas”, há espaço para novas linguagens de Arte como o Teatro? A TV acomodou o Público brasileiro?

CM Acho que sempre há espaço para todas as expressões artísticas, a Arte se renova com o público. Acredito que o espaço do Teatro é o que cabe a ele, assim como a Televisão. O Teatro é uma das artes mais antigas, antigamente fazia-se peça de terça a domingo com duas sessões por dia. Impressionante, né!

 

FM Você cursou Direito e Jornalismo, mas acabou se tornando uma atriz. Como esta decisão foi tomada? Que conselhos você daria aos jovens que tem dúvidas sobre qual carreira seguir?

CM Eu comecei minha carreira como apresentadora, o processo para virar atriz foi um processo de entendimento pessoal também, realmente descobrir aquilo que eu queria fazer para o resto da minha vida. É preciso coragem para assumir uma escolha como essa. Não é uma carreira fácil assim como toda a profissão hoje em dia. Ser atriz acabou não sendo apenas uma escolha mas algo inevitável pois não conseguiria fazer outra coisa. Acho que a persistência é bem importante para quem está começando e realmente entender o porque de você estar fazendo isso.

 

FM O que exige mais de uma atriz: A TV, o Teatro ou o Cinema?

CM Se você quer fazer algo 100%, isto vai te exigir 100%. Não há como se acomodar pois cada papel é um novo desafio.

 

FM Você também já produziu uma Peça. Conte-nos um pouco sobre a função de uma Produtora. O que ela faz? Qual é o seu trabalho?

CM Eu costumo produzir alguns Projetos meus. Acho que é bem importante para o artista fazer aquilo que ele quer fazer. Às vezes, ficar dependendo de convites pode ser bem angustiante quando se acredita que tem algo a dizer, tem sua voz artística. Os Projetos pessoais são bem importantes pois eles te dão independência. O produtor faz tudo, desde a concepção até a contratação de elenco, equipe, temporada. Admiro os produtores pois acho uma das funções mais difíceis de ser fazer.

 

FM Deixe um recado para todos que acompanharam nossa conversa.

CM Muito obrigada por ter nos acompanhado!!!

 

 

PERFIL

 

MÚSICA – Hurt, Johnny Cash

LIVRO – Como A Geração Sexo, Drogas E Rock’n Roll Salvou Holywood, de Peter Biskind

PEÇAEsperando Godot, Becket

FRASE“Todos esses que aí estão atravancando meu caminho; eles passarão, eu passarinho!” Mário Quintana

NA TV, ASSISTE… – Filmes, Séries, Novelas

NA INTERNET ACESSA… – Site Omelete

SONHO – Poder realizar todos os meus Projetos

FRUSTRAÇÃO – Faz parte cair e levantar

FAMÍLIA – A única coisa real

DEUS – Fé

CAROLINA MÂNICA É… – Uma pessoa determinada e que acredita na contradição.

 

FM Qual é o Foco Máximo de Carolina Mânica?

CM Fazer meus Projetos pessoais e ter independência artística para realizá-los.

 

Que Deus abençoe todas as áreas de sua vida, Carolina! São os votos da Foco Máximo!

 

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.