Foco Máximo com Cristianne Fridman

Cristianne Fridman

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autora?

Não, isso é pouco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fabricante de Sonhos” talvez seja uma definição melhor.

Cristianne é um dos grandes nomes da nova geração da Teledramaturgia brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produziu em Vidas em Jogo um final surpreendente.

Engana-se, porém, quem pensa que foi improviso.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O brilhante capítulo final foi, em sua essência, um arrebatamento planejado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cristianne escreve,

E nós embarcamos.

À Foco Máximo, ela contou tudo.

Do traumático falecimento do pai à sua possível ida para a Globo.

Com sinceridade tocante (ou seriam toques sensíveis?), ela nos edificou.

Que toquem os tambores, que soem os clarins.

Cristianne Fridman está conosco.

Com ela, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência…

 

Foco Máximo Não poderia começar com outra pergunta que não fosse esta: O final surpreendente de Vidas em Jogo, onde não havia Palhaço Assassino algum, já estava previsto desde o início? Como surgiu essa ideia?

Cristianne Fridman O final da Novela já estava previsto, sim, desde o início. Inclusive mandei, em 2011, quando terminei a sinopse, uma carta para mim mesma que foi aberta no último capítulo e onde estava escrito este final que foi exibido. Queria que a Novela transmitisse uma mensagem positiva de que nada, nenhum dinheiro do mundo é mais valioso do que a vida! Tanta violência, tanta gente perdendo a vida por nada… Desde os primeiros capítulos havia dicas de que não existia um assassino.

 

FM Outra pergunta inevitável: A “inversão” de papéis entre Rita e Patrícia, onde a mocinha virou vilã e vice-versa, também já estava prevista desde o início?

CF Um pouco, sim, porque a proposta da Novela era mostrar os dois lados da moeda, os dois lados que podem existir em cada ser humano. Ser e ter atitudes boas ou más são escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia. Ninguém nasce somente bom ou somente mau. O importante não é o que acontece, mas a atitude que temos diante do que acontece. E, às vezes, podemos resvalar para uma atitude não muito correta.

 

FM Em Entrevista, você declarou que seu pai morreu numa casa lotérica. Ao escrever sobre Loteria você estava homegeando seu pai ou desafiando seu passado?

CF Meu pai morreu em consequência de um aneurisma e estava conferindo um cartão. As pessoas julgaram que ele morreu de emoção por ter ganho na Mega Sena e começaram a invadir a lotérica buscando o suposto cartão premiado. Foi uma cena chocante…havia uma senhora de cabelos brancos e meu olhar, quando cheguei na lotérica, se cruzou com o dela. Eu fiquei perplexa ao ver alguém de cabelos brancos revirando o corpo do meu pai atrás de um cartão premiado; ela se envergonhou e foi embora. Quis, com a Novela, traduzir esta troca de olhar. A morte dele foi noticiada porque era uma sexta-feira 13 e, naquela semana, não houve ganhador no Rio de Janeiro…

 

FM Quanto tempo se passa entre o primeiro insight e o nascimento da sinopse de suas tramas?

CF Tive a ideia de Vidas em Jogo ainda quando escrevia Chamas da Vida. Foi uma matéria que vi na televisão sobre um prêmio acumulado e a repórter perguntava o que as pessoas fariam se ganhassem o prêmio. Todos respondiam com seus sonhos, sua esperança de uma vida melhor. Lembrei do ocorrido na morte do meu pai e anotei a ideia. Tempos depois a emissora me pediu a sinopse e aí desenvolvi a ideia… Não tenho uma regra, um padrão determinado entre ter a ideia e nascer a sinopse.

 

FM Tanto em Chamas da Vida, sua Obra anterior, quanto em Vidas em Jogo, as cenas de Ação foram predominantes. Pode-se dizer que elas fazem parte do seu estilo?

CF Gosto de ação, mas não gosto de violência. E ação não quer dizer, necessariamente, violência. Vejo que todas as Novelas, em diferentes emissoras, tem utilizado muitas cenas de ação. Diria que é uma realidade de todos nós, não um estilo. Em Chamas falei dos bombeiros e não teria como retratar este universo sem utilizar cenas de ação. Em Vidas em Jogo utilizei uma quantidade bem menor de cenas de ação.

 

FM Vidas em Jogo e Chamas da Vida ultrapassaram os 200 capítulos, beirando os 250. Esta filosofia da Record em apostar em Novelas longas te agrada? Qual deve ser a duração ideal de uma Novela?

CF Não me agrada e prejudica o desenvolvimento da trama ter uma Novela com duzentos e cinquenta capítulos. Acredito que o tamanho da novela depende um pouco do horário. Mais cedo, ela tem um conteúdo mais leve e pode ser menor. Mais tarde, ela tem um conteúdo mais denso e se for muito pequena vai ficar pesada ou leve demais. Acho que para o horário das 22 horas o ideal seja uma novela com 180 capítulos.

 

FM Chamas da Vida fechou com 14 Pontos de Média Geral. Vidas em Jogo, com 12. A que você atribui esta perda de 15% do público?

CF Não vou dizer que estamos dividindo a audiência com outras mídias; que houve um crescimento do SBT, Band e outras Emissoras; que o horário de exibição da novela da Record é flutuante, etc. Não vou dizer, embora esteja dizendo, (risos), que isto prejudica o desempenho da Novela em termos de Ibope. Vidas em Jogo foi uma boa Novela, mas não teve a mesma força que Chamas da Vida e isso se refletiu na diferença de Ibope entre ambas: Chamas com 14 e Vidas em Jogo com 12. Então eu atribuo a mim mesma esta perda de público.

 

FM É possível reescrever e/ou redirecionar uma história em andamento em busca do Ibope? Esta é uma prática constante?

CF Nós escrevemos, nós contamos uma história para muitas, muitas pessoas e o Ibope é medido apenas pela praça de São Paulo. É medido em outras praças, mas o que vale, oficialmente, é o de São Paulo. Ninguém vai, em sã consciência, escrever uma Novela para seus coleguinhas, amigos, para si mesmo. Quer, sim, que sua história seja acompanhada por muita gente, senão não escreveria Novelas… Então, se as coisas não funcionam, se o público para o qual você trabalha não está gostando da sua história e há possibilidade de fazer ajustes, eu faço. Não tenho ego de achar que mexer em uma história seja um demérito. Meu diálogo é com o público e quero conversar o melhor possível com ele!

 

FM Quem é o verdadeiro proprietário de um personagem? O autor que o escreve ou o ator que o interpreta? Em alguma de suas Obras, personagens cresceram mais do que o previsto? Como é a relação entre autor e ator?

CF O proprietário de um personagem é ele próprio (risos)! Estas criaturinhas que inventamos são danadas: tomam o sopro de vida que demos e seguem por si próprias. Óbvio que o ator é essencial nesta transformação. Somos três pessoas – autora, ator e personagem – e cada uma acrescenta, modifica, dá colorido ao personagem, mas quem manda é ele mesmo (risos). Desta integração surgem resultados inesperados: personagens que crescem além do que esperávamos, por exemplo. É como um filho que você pode desejar uma imensidão de coisas para ele, para o futuro dele, mas a vida é dele!

 

FM Parte da Mídia veiculou a possibilidade de sua ida para a Globo. Isto é real? Você já pode antecipar algo sobre seu futuro profissional?

CF Não recebi nenhum convite da Globo até porque a Emissora tem, eticamente, a conduta de não convidar quem está sob contrato. Meu contrato com a Record é até 2014. Até 2014 trabalho para a Record e o que acontecerá depois nem eu sei. Falemos disso daqui há dois anos.

 

FM Excluindo-se os boatos, a ideia de trabalhar na Globo te seduz? Você enxerga a Emissora como o topo da carreira de um autor?

CF Me seduz muito. Já trabalhei na Globo, deixei amigos lá e, sim, sinto vontade de trabalhar novamente com eles, mas também sou muito grata à Record, que me deu a oportunidade de me tornar autora titular, que me apoia. Pelo respeito e gratidão que tenho pela Record acho incorreto ficar falando de um futuro, de uma possibilidade que ainda está distante, que não existe.

 

FM Há uma discussão filosófica sobre a “missão” da Novela. Afinal, uma Novela deve exercer funções sociais ou servir como mero entretenimento?

CF Para mim, Novela é entretenimento. É para divertir, emocionar e, claro, quando na trama, dentro da história de um personagem couber um assunto que tenha relevância social e tiver oportunidade de discuti-lo, ok! Fiz isso em Vidas em Jogo com a transexualidade e com o crack.

 

FM Assim como um atleta se aquece antes do jogo, o que um autor precisa fazer antes de uma Novela? Autores também passam por pesquisas e laboratórios? Gostaria que nos contasse um pouco acerca dessa engrenagem.

CFGeralmente os autores tem um(a) pesquisador(a) em sua equipe. Fornecem um material muito importante. Não podemos falar de algo se não temos conhecimento deste algo. Como, por exemplo, escrever um diálogo se não sabemos como um usuário de crack fala, se comporta, quais os efeitos do crack no cérebro, no comportamento dele? Óbvio que ninguém vai experimentar crack para falar dele! Mas é preciso ter informação, saber o máximo sobre o que falamos senão não o faremos bem.

 

FM Deixe um recado para a Legião de fãs que certamente estão acompanhando nosso papo.

CF Eu amo escrever e espero que a próxima novela possa traduzir todo esse amor que sinto pela minha escrita e que ele seja compartilhado por todos vocês.

 

PERFIL

Deus – Um conforto.

Família – Meu porto seguro.

Sucesso – Sucesso é fazer o que se ama com ética.

Sonho – Uma ONG para gatos e cachorros maltratados, abandonados.

Fracasso – Uma aprendizagem.

Felicidade – Ter aprendido.

Medo – De barata.

Livro – Estou relendo Mitologia Grega do Junito Brandão. Fui, com muito orgulho, aluna deste grande mitólogo.

Música – Clássica. Adoro Mozart e Chopin.

FraseO homem é o único animal que joga no bicho, Murilo Mendes.

Na TV, assiste… – Tudo

Na Internet, acessa… – Sites sobre televisão.

Novela preferida – (Risos) A minha próxima! (Amo Dancing Days, sou fã do Gilberto Braga).

Personagem preferido (criado por você) – Vilma (Lucinha Lins) de Chamas da Vida.

Cristianne Fridman é… – Uma pessoa realizada por fazer o que ama, que é escrever; por ter uma família e amigos para compartilhar a vida; por rir das carinhas dos meus gatos; por me emocionar com um dia de sol, um mergulho no mar… é ficar sem graça e não saber direito o que a Cristianne Fridman é (risos) !

 

FM Qual é o Foco Máximo de Cristianne Fridman?

CF Não perder o foco de que o mais importante na minha vida não é o que acontece, mas a maneira como me comporto, as atitudes que tomo diante dos acontecimentos. Quero praticar os valores nos quais eu acredito. Dia a dia este é o meu foco.

 

Que Deus abençoe todas as áreas de sua vida, Cristianne! São os votos da Foco Máximo!

 

Autor(a):

Sair da versão mobile