Foco Máximo com Paloma Duarte
30/09/2012 às 2h50
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paloma Duarte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou Operária”, diz.
Concordo, embora ela pudesse ter sido mais específica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sim, Paloma é operária. Da Arte!
Poucas falam tanto sem precisar de palavras.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Seu sorriso é uma das maiores expressões da Terra.
Suas lágrimas são represas contidas numa só gota.
Paloma é uma das poucas a brilhar a despeito de qualquer escuridão.
Uma das poucas com público próprio, independente da produção em que esteja.
Uma das poucas a ser unanimidade.
Notou a repetição desse “uma das poucas”?
Não, não é escassez de palavras, o pleonasmo foi proposital.
Paloma é “das poucas“.
Das poucas que não precisam de nada para nos fazer voar…
MÁSCARAS
FM Considerando-se somente os índices de Ibope, Máscaras não foi um sucesso. Os baixos índices abateram o elenco? O clima nas gravações torna-se pesado ou incômodo quando o Produto não atinge as expectativas comerciais da Casa?
PD Nada abateu esse Elenco e isso foi lindo! Números significam pra Emissora, pros autores. Pros atores o que importa é o texto, é o companheiro, é o convívio diário com alegria, prazer… E desta forma digo: fomos um sucesso.
FM Impossível não falar da já lendária “Carta de Amor” escrita pelo Elenco. O que os motivou a escrevê-la? De quem partiu a ideia inicial? Conte-nos um pouco sobre os bastidores desse manifesto que marcou a TV em 2012.
PD A ideia nasceu entre Jonas (Bloch, o Big Blond na trama), Bemvindo (Sequeira, Novais na Novela) e eu. Estávamos apanhando exageradamente da Mídia. Uma coisa é a Crítica não gostar da Novela, acontece, é normal. Mas batalhamos por uma melhora, teve troca de Direção, de Equipe, fotógrafos, e isso a Mídia demorou a comentar e continuava batendo. E amávamos o texto.
FM Alguns de seus colegas que não assinaram a Carta. Isso não gerou um “racha” no Elenco?
PD De forma alguma! Não era um abaixo assinado, era uma Carta de Amor, geraria exposição e polêmica e pra isso temos que respeitar o temperamento de cada pessoa.
FM Ambos de nós concordamos que o Lauro é um gênio. Como tal, ele é incompreendido pela maioria? Por que textos mais complexos como o dele não caem no gosto popular? O telespectador estaria “viciado” num estereótipo de Novela?
PD Arthur, querido, Lauro é autor de inúmeros sucessos populares! Afê, dê um Google! Aliás, a carreira dele é mais feita de sucessos que qualquer outra coisa. Acredito que com um tempo, a TV de forma geral achou uma forma mais rasa de se comunicar com o público, passou mais pra Entretenimento, que é necessário, e foi abandonando a Arte como ferramenta social, com exceções raras. Lauro é um resistente! Toda Novela dele vai tocar em assuntos políticos, sociais, vai convidar o espectador pra um raciocínio mais amplo…
FM O próprio Lauro afirmou ser um baque a perda do Gabriel Braga Nunes, seu par romântico em Cidadão Brasileiro e Poder Paralelo. E para você? Acha que a Record e Máscaras perderam com a saída do Gabriel?
PD Claro! Gabriel é um ator maravilhoso, encantador. A Record perdeu. Máscaras ganhou Fernando Pavão, que fez um Otávio/Martim lindo, foi uma delícia trabalhar com ele.
FM E quanto a Nameless? Após o fim da Novela, como você a definiria? Como foi interpretar uma personagem tão misteriosa?
PD Nameless não se define… Ela é o retrato do título da novela, muitas mulheres em uma! Foi difícil pra caramba descobrir lentamente essa mulher e acompanhar suas mudanças, mas valeu cada segundo.
FM Na “Carta”, você e seus colegas criticam o tratamento que parte da Mídia dispensou à Novela. Você crê na existência de uma ala “anti-Record” no Jornalismo?
PD Creio numa parte anti-Record, numa parte anti-Globo, numa parte anti-SBT e, futuramente, quem sabe até numa parte anti-RedeTV! Mídia tem interesses desde que o mundo é mundo.
VIDA PROFISSIONAL
FM Aqui esbarramos em um clichê inevitável: Como foi sair da Globo? Ao ingressar na Record, você teve medo de estar tomando a decisão errada? Quais fatores pesaram em sua saída?
PD Tive uma relação muito feliz nos anos que passei na Globo, sou muito grata. É claro que começar uma nova etapa gera dúvidas, é o desconhecido… Não tive medo de tomar a decisão errada, tive medo do desconhecido, mas esse medo é sempre atrativo, ao menos pra mim. O Elenco de Cidadão Brasileiro todo pesou muito! A Obra, o autor, o projeto da Emissora em relação à Dramaturgia que já vinha de Isaura, Essas mulheres…
FM Pergunta indiscreta: De 2006 pra cá, a Globo já te sondou buscando seu retorno?
PD Desculpe, baby, considero essa pergunta indiscreta.
FM Seu salário é um dos assuntos preferidos da Mídia. Ele é realmente tão astronômico quanto especulam? E aproveitando o gancho: Como você avalia a remuneração dos artistas? Por que a TV se tornou uma fazedora de fortunas?
PD Meu salário é bom, claro, mas está longe do que a Mídia especula. Acho que a Publicidade faz mais fortunas que as Emissoras. Nossa indústria não é Holywoodiana…
FM Seus fãs me matariam se eu não fizesse essa pergunta: Quando a veremos na telinha novamente? Você vê problemas em atuar numa Novela que não seja do Lauro, seu autor favorito?
PD Não sei quando retorno para Novelas, estou cansada e precisando beber um pouco em outras áreas. Não tenho problemas em fazer outros autores, adoraria conhecer o trabalho de Marcílio (Moraes, autor da Record), Gilberto (Braga, autor da Globo), autores que admiro… Apenas Lauro é meu preferido e ponto.
FM Você já é uma atriz experiente, que já protagonizou todos os tipos de cena. E quanto às cenas de sexo? É possível sentir-se totalmente à vontade durante a gravação?
PD Claro! É tudo tão técnico! Imagina ficar seminua na frente de 30 pessoas! Enquanto você grava, tem o cara que faz o o áudio bem em cima de você, os câmeras fazendo sinais pra você estar no melhor ângulo, o diretor que coreografa cada movimento! Não tem nada de glamouroso.
FM Ao longo de sua carreira, você adquiriu uma “química” especial com alguns colegas? Quais são seus parceiros de cena favoritos? O contrário também pode acontecer? Você já sofreu com falta de empatia com colegas com os quais era obrigada a contracenar?
PD Sempre dei sorte com meus parceiros! Seria injusto escolher, foram muitos.
VIDA PESSOAL
FM Ser uma Duarte, filha e neta de artistas que fazem parte da história da TV, é um ônus ou um bônus? Gera cobrança ou confiança?
PD As duas coisas.
FM Sua mãe e seu avô fazem parte da chamada “Classe A” da Globo. Estar na Record, Emissora concorrente, gera algum constrangimento entre vocês? Um consegue acompanhar o trabalho do outro?
PD (risos) Nem quando éramos da mesma Emissora acompanhávamos, nossas vidas são muito corridas! Quando temos tempo de nos juntar acabamos falando de outras coisas, né? Constrangimento? De quê? Venho de uma família de ATORES….
FM Seu pai, o brilhante cantor Antônio Marcos, faleceu quando você tinha apenas 14 anos. Esta perda, certamente devastadora, prejudicou de alguma forma sua juventude? Como foi a caminhada de superação?
PD A morte é um processo difícil… tudo que é definitivo é terrível. Fiquei de “luto”muito tempo. Era muito agarrada ao meu pai.
FM Aos 18 anos, você posou nua. Foi uma decisão impulsiva? Hoje, 16 anos depois, você se arrepende da experiência? É algo que você permitiria que suas filhas viessem a fazer um dia?
PD Não foi impulsiva, lembro da crise de riso que tive ao saber o valor que queriam me pagar só pra me ver nua! Ora, já era atriz, já fazia teatro e TV, pensava: “Sério?!” Topei na hora. Não me arrependo. Faz tempo que não vejo a revista pois ela tinha perdido muito a qualidade, não sei como está agora, mas se tiver qualidade, um trabalho artístico, deixaria sim.
FM Atualmente, você namora o ator Bruno Ferrari. E então, sai casamento?
PD Nós nos casamos no civil. Não na data anunciada pela Mídia, que estava errada, isso me espanta… Como as pessoas são capazes de publicar coisas sem averiguar? Quando demos entrada na papelada, o cartório vazou, de forma antiética, a notícia como se tivéssemos casado… Trocamos de cartório, desmentimos a notícia e ninguém da Mídia se retratou, claro… Casamos mais de um mês depois.
FM Como é seu dia-a-dia longe das câmeras? Conte-nos um pouco sobre a Paloma das “férias” da TV. Quais são seus hobbies, ocupações, rotina?
PD Filhas, filhas, filhas, maridão, cuidar do meu jardim, ler muito, ver séries ( sou siticomaníaca) e filmes. Adoro fazer minhas aulas de dança.
FM Você é passional, Paloma? Do tipo intensa, que se deixa levar pela emoção? Ao menos no trabalho, nota-se sua paixão, entrega, garra. A Paloma mulher também é assim?
PD Claro!
FM Deixe um recado para a legião de fãs que, assim como eu, está babando com nosso papo.
PD Obrigada pelo carinho de sempre, trabalhar para vocês é um tesão!
PERFIL
Paloma Duarte é… – Uma operária.
Sonho – Que Lauro não pare de fazer novelas.
Frustração -Política
Alegria – Disciplina
Medo – Avião
Livro – Memórias da Segunda Guerra Mundial– volumes 1 e 2, escrito pelo Churchill.
Frase – “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.
Música – Impossível!!!! À flor da Pele, de Chico, Oração ao Tempo, de Caetano.
Na TV, assiste… – Tudo!
Na Internet, acessa… – Tudo!
Família – Minha paixão, isso inclui meus amigos. Família também elegemos.
Deus – Faz bem acreditar em alguma coisa, tenha o nome que tiver.
Qual é o Foco Máximo de Paloma Duarte? – No momento? Dormir!