Foco Máximo Especial – Por Arthur Vivaqua

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Flávio Ricco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crítico de TV.

Não apenas “um” Crítico, mas considerado por muitos “O” Crítico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua Coluna no UOL é reproduzida em dezenas de jornais.

E num incontável número de Blogs.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Coluna Flávio Ricco não deixa de ser publicada em NENHUM dia do ano, incluindo Natal, Ano Novo e derivados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Flávio obtém informações em Primeira Mão.

Dita tendências.

Promove debates.

Expõe fatos.

E molda opiniões.

E hoje, com exclusividade, ele está aqui, na Foco Máximo.

Com Lucidez e Experiência, Flávio analisará cada Emissora.

Compartilhará suas expectativas para o ano de 2012.

E muito mais…

Que o Mestre fale.

E eu, Humilde Aluno, me sentarei para ouvi-lo.

Convido-te a fazer o mesmo.

 

 

FOCO MÁXIMO: Todos já conhecem o Flávio Ricco que escreve sobre TV. Mas e quanto ao Flávio que já trabalhou atrás das câmeras? Por quais Emissoras você já passou e quais funções exerceu?

FLÁVIO RICCO: Comecei no Rádio, como repórter esportivo. Fiz grandes amigos. Passei para a Televisão e dirigi o Programa Ferreira Netto, desde a sua primeira apresentação na Record e em suas passagens pelo SBT, Bandeirantes, Abril Vídeo, Gazeta e Manchete. Fiz o SBT Repórter durante 5 anos. O fato de ver a TV dos dois lados, tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora, me auxilia muito em minhas funções atuais.

FM: Sob sua ótica, qual das Emissoras apresentou as melhores novidades para 2012? Pode-se esperar um crescimento acentuado de alguma delas?

FR: A Globo vem forte de novo. Tanto em Novelas ou Séries quanto no próprio Jornalismo e Esporte, devendo assim continuar muitos Pontos à frente das demais. A Band com o Pânico, além do Datena com o novo programa, deve fazer um barulho interessante, assim como o Rafinha na RedeTV!. Agora é esperar pela Record. Embora se saiba de muita coisa, a sua Direção pretende fazer o lançamento oficial da Programação no dia 27, em São Paulo. É esperar para ver, não se esquecendo, claro, de sua exclusividade para TV aberta na transmissão das Olimpíadas em Londres.

FM: Sua Coluna é conhecida pelos “furos” e notícias dadas com exclusividade. Suas “Fontes” são extensas? Existem muitos “linguarudos” nos bastidores da TV?

FR: Meu “exercício” diário é correr atrás da notícia. Minha Coluna é diária e não tem como ser de outra maneira. Não tenho “Fontes”. Tenho amigos, grandes amigos, que soube fazer ao longo de minha vida. Quanto aos bastidores da TV, a insegurança de quem trabalha na maioria das emissoras é sempre muito grande. Em algumas, é impossível fazer carnê nas Casas Bahia, porque ninguém sabe quanto tempo seu emprego vai durar. Esta instabilidade é horrorosa e são muitos os profissionais que convivem com isso. Tenho por todos o maior carinho e consideração. Já estive do lado de lá.

FM: Você aceitaria um convite para voltar a trabalhar na TV?

FR: Hoje, não mais. Nem poderia. Minha coluna sai diariamente em 83 jornais brasileiros e no UOL. Meu comprometimento com o meu trabalho é muito grande

FM: Certamente você sabe que o conteúdo de sua Coluna é reproduzido diariamente em centenas de Blogs. Como você encara esse “compartilhamento”?

FR: Sinceramente, não ligo. Até gosto quando dão o devido crédito, aliás uma prática que deveria ser adotada por todos. Notícia não tem dono, mas quando se copia alguém é justo e delicado citar a Fonte. Isso não diminui ninguém. Ao contrário.

FM: Há alguma Fórmula para se tornar um crítico de TV tão respeitado e conceituado como você? O que os blogueiros de plantão podem fazer para se aprimorarem mais?

FR: Não me considero tudo isso. Sou apenas um “operário”. Como em toda e qualquer profissão, o Jornalismo exige dedicação e bom senso.

FM: A TV deve ser encarada como uma Arte ou um mero Entretenimento? Ela possui deveres para com a Sociedade ou deve ser vista como um simples instrumento de diversão?

FR: A TV, quando bem feita, acaba atendendo inúmeros objetivos, sem ter necessariamente o menor compromisso com a maioria deles. Hoje, não se aceita mais a televisão de baixo nível. Os programas que existiam apenas para escancarar escândalos ou coisa parecida não tem mais vez com o telespectador dos dias atuais. O nível de exigência já é outro.

 

 

FM:Recentemente, o Portal R7 tem combatido veementemente o Grupo Folha/UOL. No Blog O Provocador, seu nome chegou a ser citado com certa ironia.

“Onde está o digníssimo professor, o oráculo que tudo sabe sobre televisão, sua excelência Flávio Ricco?”, escreveu Marco Antonio Araújo, o autor.

Como você lida com críticas deste naipe? Há uma Guerra declarada entre a Folha/UOL e a Record?

FR: Nem sabia, sinceramente, da existência deste Blog. Estou sabendo por você. De qualquer maneira, se ele usou de ironia ou não, agradeço. Por outro lado, tudo que sai na minha Coluna é de minha inteira responsabilidade.

FM: Você enxerga alguma possibilidade da Globo um dia ser superada ou sua Liderança já alcançou o status de inatingível?

FR: Por enquanto está difícil vislumbrar algum panorama diferente do atual, até pelo próprio trabalho que as Emissoras tem colocado em prática.

FM: Como é seu dia-a-dia? Você vai até as notícias ou elas é que costumam chegar até você?

FR: Meu dia-a-dia é sempre de muito trabalho. Vou ao encontro da notícia. Esses muitos anos de janela me ensinaram o caminho de chegar até ela e é isso que eu faço. Nunca espero sentado.

FM:Alguma sub-celebridade ou diretor de TV te procuram na tentativa de serem “divulgados” pela sua Coluna?

FR: Não. Aqui não tem isso.

FM: Há alguma “Bomba” da qual você sempre soube mas nunca pôde publicar?

FR: Notícia não se estoca. Se é boa e deve ser publicada, eu publico e ponto final.

FM: Que críticos de TV são lidos pelo Flávio Ricco?

FR: Todos. Gosto dos meus parceiros Feltrin e Stycer, leio a Padiglione, Kogut, Keila, Alberto, enfim. Faz parte do meu trabalho.

 

 

CARA A CARA

 

Globo – Primeiro lugar. Faz uma das melhores TVs do mundo.

Record – A tendência é de crescimento. Falta ainda colocar algumas pessoas certas nos lugares certos, mas há o desejo de crescer. Isso é importante.

SBT – Vive um momento delicado. Talvez o pior até agora. Resta saber como a sua Direção irá conduzir as coisas a partir de agora.

Band – Também está querendo crescer. Este pode ser um ano muito importante.

RedeTV! – Uma grande interrogação.

Programas Preferidos – Os de Esporte.

Programas que detesta – Os Religiosos que prometem cura aos desavisados e ficam o tempo todo tomando dinheiro dos outros.

Profissionais que admira – São muitos. Não posso correr o risco de cometer uma injustiça.

Deus – Meu pai, parceiro e amigo de todas as horas.

Família – É tudo o que eu tenho.

Frase – Desculpe. Escrevo tanto e não tenho nenhuma em especial.

Flávio Ricco é… – só um cara que trabalha todos os dias.

 

FM: Deixe um recado para os leitores da Foco Máximo que diariamente o acompanham no UOL.

FR: Quero agradecer a atenção e ao carinho de todos. Deixo como mensagem que, da nossa parte, da minha equipe e minha, existe o empenho de oferecer sempre o melhor do nosso trabalho. E peço desculpas pelas falhas que, eventualmente, acontecem.

 

Nós é que o agradecemos, Flávio, e desejamos-lhe toda a sorte de Bênçãos ao longo de sua Vida e Carreira!

 

Twitter: @ArthurVivaqua

E-Mail: arthurvivaqua@yahoo.com.br

 

 

Autor(a):

Sair da versão mobile