Foco Máximo Especial – Por Arthur Vivaqua
28/03/2012 às 8h18
Por: TV em Foco
Numa expedição de custos milionários e perigos inimagináveis, a Foco Máximo ousou ir até a mais remota e inóspita região do Polo Norte a fim de obter uma Entrevista inédita e exclusiva com o mais bem-sucedido empreendedor da História.
Ele é o maior expoente da Filantropia mundial.
Possui bilhões de clientes altamente satisfeitos.
Embora se recuse a revelar a idade, possui milhares de anos de experiência.
Seu nome é uma das Marcas mais lucrativas do Planeta.
E, de quebra, sua Empresa tornou-se sinônimo de Amor.
Munido de um estoque de sorrisos e uma tigela de rabanadas, Papai Noel nos recebeu amistosamente, concordando em revelar à Foco Máximo os segredos de seu Sucesso.
Simpático e expansivo, o Bom Velhinho demonstrou sagacidade e segurança ao listar aquilo que chama de As 5 Pegadas até o Sucesso.
“Ensino essas Pegadas a todos os meus duendes.”, diz Noel, “e percebo que os executivos de TV deveriam aprendê-las também.”
Perguntado se aceitaria trabalhar na TV, Noel desconversa:
“Se eu tivesse mais tempo, sim. Mas o Natal me consome. Seria um prazer, porém, receber o Silvio aqui em casa. Se quiserem, o Honorilton, o Florisbal e o Johnny Saad podem vir aqui bater um papo. Só não receberia o Amílcare, da RedeTV!, pois a Dani Albuquerque me mandou uma cartinha muito mal-educada no ano passado.”
Senhoras e Senhores, com vocês, Papai Noel.
As 5 Pegadas até o Sucesso
Por: Papai Noel
LIÇÃO 1) O PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO
A grande maioria das pessoas pensa que trabalho apenas na noite de Natal, o que é uma grande injustiça.
Eu passo por 364 dias de intenso e detalhado planejamento até que ocorra a Grande Entrega. Minha Equipe, composta por duendes extremamente dedicados, me ajuda a traçar o Roteiro de viagem, disciplinar as renas, empacotar os presentes e cuidar de toda a Logística necessária para o sucesso da Operação.
O Planejamento é, sem sombras de dúvida, um dos Pilares para alcançarmos a Excelência de nossos serviços.
Logo no início de nosso casamento, Mamãe Noel me ensinou uma frase que jamais esquecerei:
“Uma hora de planejamento vale mais do que um minuto de afobação.”
Os executivos de TV precisam aprender isso. Mudanças constantes de horário, artimanhas de última hora e Grade flutuante jamais levarão uma Emissora a lugar algum.
LIÇÃO 2) SEM FOCO, VOCÊ ACUMULARÁ TAREFAS MAS NÃO ALCANÇARÁ REALIZAÇÕES
Meus adversários questionam o porquê do meu atendimento exclusivo às crianças, alegando que desprezo o restante da população.
Confesso que sou constantemente procurado por idosos pedindo cadeiras de balanço, pais de família atrás de cheques em branco e mulheres desesperadas por cirurgias plásticas. Com tristeza, porém com firmeza, sempre recuso todos estes pedidos.
Desde o início de minhas atividades, decidi que as crianças (e apenas elas) seriam o meu Alvo. Ao segmentar meu público, pude dedicar-me com maior afinco ao meu trabalho e sempre oferecer o Melhor.
Do que adiantaria ser o Papai Noel de toda a família se os presentes não descessem pelas chaminés?
Percebo que as Redes de TV, infelizmente, caem nesse erro.
Elas tentam abraçar o mundo sem antes consolidar o Público que já possuem.
Mamãe Noel possui mais uma frase:
“Não adianta investir no Oceano se você só consegue drenar uma piscina de plástico.”
Anotem essa, pessoal.
LIÇÃO 3) O SUCESSO NÃO PODE SER ALCANÇADO SOZINHO
Costumo afirmar que tornar-me vaidoso é a minha maior tentação. As pessoas me aplaudem, elogiam e até idolatram.
Em alguns momentos, a Auto-Suficiência bate à minha porta, mas eu nunca a deixo entrar.
Houve um Natal em que pensei que poderia dar conta sozinho de todo o planejamento, achando que já havia alcançado o auge, e coisa e tal. Concedi férias não-remuneradas aos duendes a fim de economizar para viajar com Mamãe Noel (ela queria conhecer Copacabana).
O resultado final de minha “experiência” foi desastroso! As renas empacavam, presentes caíam do saco, o trenó enguiçou e o SAC Noel bateu o recorde de reclamações recebidas.
Naquele Natal, aprendi que embora eu exerça o papel de protagonista, não sou um super-herói. Preciso de ajuda, de uma Equipe, de colaboradores.
Grandes nomes da TV não seguem este Passo. Não basta, por exemplo, um cast recheado de Estrelas, se não houver unidade entre elas.
Um bom apresentador não faz um bom Programa. Ele precisa de Produção, Pauta, Redatores, etc. As Emissoras precisam enxergar isso.
“O empreendimento solitário, apesar de confortável, é incapaz de atingir o Alvo.” (Essa frase não é da Mamãe Noel)
LIÇÃO 4) QUEM PLANTAR HUMILDADE COLHERÁ ADMIRAÇÃO
Houve um ano em que eu quis variar um pouco. Cheguei à conclusão de que as crianças tinham brinquedos demais e não precisavam ganhar outros. Pedi então a Mamãe Noel que costurasse meias e as enviei, mesmo sendo do conhecimento de todos (exceto, talvez, de algumas tias do interior) que crianças detestam ganhar algo diferente de brinquedos.
Após ouvir milhões de choros (e algumas centenas de xingamentos), percebi que errei ao desconsiderar a vontade das crianças, ou seja, precisei ser humilde o suficiente para obedecê-las.
Imaginem só: Um respeitável senhor precisando obedecer a um guri de cinco anos!
Ao fazer isso, porém, tornei a Marca Papai Noel um sinônimo de Credibilidade e Confiança.
A TV precisa aprender a ouvir os seus telespectadores!
Nenhum grupo de PHD’s engravatados conhecerá melhor a Televisão do que aqueles para os quais ela se destina!
Quando se lida com o público, é necessário aprender o que ele quer e ser humilde o suficiente para obedêce-lo.
Há Emissoras que insistem em Formatos fracassados, achando que o Público os engolirá como um xarope. Eles se esquecem de que o controle remoto já foi inventado!
Já outras Emissoras ignoram os pedidos de seus telespectadores, julgando saberem mais do que eles! A TV acabou se aprisionando numa Bolha de vaidade, esquecendo-se de que, embora aja como business, sempre será um Entretenimento.
Não se pode fazer TV sem ter a humildade de ouvir o telespectador.
LIÇÃO 5) EQUILIBRE-SE ENTRE A TRADIÇÃO IMUTÁVEL E RENOVAÇÃO CONSTANTE
Grandes empresas automobilísticas cansam de me oferecer veículos motorizados que facilitariam o meu trabalho (e acomodariam melhor meu traseiro), mas eu, educadamente, os recuso. Recuso-os porque meu trenó já é uma marca registrada! Sei que as crianças não gostariam de me ver numa espécie de batmóvel! Além disso, calculo que o pessoal da Ecologia reclamaria da emissão de gases.
Portanto, manter certas tradições me ajudam a manter uma imagem de Competência e Consolidação. Ao longo da vida, vocês perceberão quem nem sempre “inovar” é sinônimo de “acertar”.
Por outro lado, penso que muitos bons profissionais pecam pelo excesso de Conservadorismo. Vocês não acham que minhas renas ainda se alimentam da mesma ração de séculos atrás, não é? E, obviamente, meus duendes já se utilizam de TV’s de LCD e Tablets em nossas oficinas de trabalho.
Não evoluir junto com o Mundo é uma das maiores bobagens que uma Emissora de TV pode cometer.
Em suma, resumiria este item numa única frase:
“Nunca descarte aquilo que sempre deu certo, mas também nunca perca uma oportunidade de aprimorá-lo.”
A boa TV é aquela que mescla Tradição e Inovação, ho ho ho!
***
Fui embora satisfeito, levando dezenas de rabanadas na mochila e uma nova Verdade no coração:
“Das fontes mais inimagináveis saem as águas mais doces.”
Twitter: @ArthurVivaqua
E-Mail: [email protected]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE