Foco na Novelas #10 – Por Marcela Carvalho
21/05/2012 às 19h19
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carrossel
Nos anos 90, diversos telespectadores embarcaram no Carrossel, porque a novela retratava com maestria o cotidiano de crianças que estudavam na escola Mundial. A professora Helena parecia um anjo que guiava os caminhos de seus alunos. Em cada um deles, havia um pedacinho de sonho, travessura e alegria. O mundo nem sempre “fazia de conta”, a ilusão passeava de mãos dadas com a realidade, o drama às vezes oferecia lugar ao sorriso que ofuscava os problemas nos momentos oportunos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jaime tinha dificuldade em aprender, mas gostava de jogar futebol, Daniel personificava a liderança, Valéria representava o bom-humor, Laura achava a vida romântica, Maria Joaquina não tinha humildade, Cirilo simbolizava a inocência plena e era alvo de brincadeiras… Os meninos criaram a inesquecível “Patrulha Salvadora”, que firmava a união e a amizade. A turminha não media esforços para ajudar os outros e tentar contornar os conflitos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$6M e Milito aos prantos: Inter e +1 time da Série A liberam PIX pra arrancar Vargas do Atlético-MG
● Substituto de Renato Gaúcho: Ex-técnico do São Paulo diz SIM para assinar com Grêmio em 2025
● Em vigor: Novo salário mínimo de R$1.711 é confirmado pra salvar milhões de CLTs em 2025
Em meio a isso, os sentimentos iam transbordando e a singela história exibida pelo sbt incomodou bastante a globo. Na época, a trama fez tanto sucesso que a concorrência se viu obrigada a modificar muitas coisas… Ou seja, o folhetim mexicano causou um grande rebuliço na disputa por audiência.
Carrossel das Américas e Viva as Crianças
Posteriormente a Televisa produziu “Carrossel das Américas”, uma releitura que provocou a sensação de que algo se perdeu… A essência acabou escapando, a emoção não se destacou e o roteiro não satisfez as expectativas. Em 2002, foi a vez de “Viva às crianças – Carrossel 2” (que na verdade, também foi um remake) tentar repetir o êxito do clássico infantil. No entanto, a obra enveredou para a fantasia e apresentou um pouco de surrealismo (possuindo até um personagem E.T). Dessa forma, a nova versão não alcançou a repercussão almejada.
Em virtude disso, é importante que a adaptação de Iris Abravanel preserve a naturalidade da novela que não era um conto de fadas, portanto não era encantada, mas encantou um público de diferentes idades (inclusive adultos). De fato, “Carrossel” uniu a família brasileira, já que a história parecia ter os pés no chão e a face na doçura…
Para enviar sugestões e críticas: [email protected]
Até a próxima !