Foco nas Novelas #05 – Por Marcela Carvalho

06/05/2012 às 1h09

Por: TV em Foco

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma flor que se destacou no outono

Há cidades brasileiras que na prática só possuem duas estações do ano: verão e inverno. E também existem programações que às vezes parecem estagnadas numa espécie de outono. Em meio às folhas secas que traduzem a teledramaturgia da record, desabrochou uma belíssima flor em forma de minissérie. Rei Davi salientou todos os elementos que costumam estar ausentes nas novelas da emissora da Barra Funda: lindos romances, relações recheadas de sentimentos que saltavam aos olhos dos personagens, textos moldados com poesia, emoções… Valiosas sutilezas eram envoltas por cenas abertas (sem tantos closes), bem diferentes do efeito ping-pong (apontado na coluna anterior) identificado nas outras obras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Várias pessoas desconhecem as histórias Bíblicas ou apenas ouviram falar sobre algumas passagens do Velho e do Novo Testamento. Sendo assim, é importante oferecer espaço na TV para as sábias Palavras que podem nos acrescentar lições de vida. Ao se contar um fato de maneira simples e com alicerce de carinho, tudo se edifica e espalha conteúdos de esperança. Muita gente achava que Davi se resumia ao jovem que derrotou o gigante Golias. No entanto, salientou-se que o pequeno pastor de ovelhas foi além daquele feito. Ele agradou e desagradou a Deus, mas nos mostrou que a fé é capaz de concretizar a força enorme que o ser humano guarda e eventualmente a perde quando se desvia dos caminhos certos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ares de primavera

Apesar de algumas falhas técnicas, os aspectos positivos se sobressaíram e firmaram a qualidade da minissérie. É possível considerá-la a melhor produção da record até o momento, comprovando então que essas terras não são inférteis e que elas tem potencial para semear contemplação na teledramaturgia. Você concorda ?

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

Corações queridos

O folhetim que começou tropeçando bastante no ibope, conseguiu se erguer e demonstrou que o sbt não se desfez da fórmula de um bom trabalho. Mesmo sem nenhuma chance de modificar os erros (já que a trama estava integralmente gravada), Iris Abravanel aprendeu com suas próprias limitações, agiu de acordo com as intuições de quem escreve porque gosta e realmente quer se estabelecer na carreira de novelista. O resultado disso foi que Corações feridos ganhou o afeto de muitos telespectadores e tornou-se uma obra querida, embora a audiência não seja alta.

A autora está se esforçando e progredindo, dessa forma, nossas expectativas em relação ao remake de Carrossel (que estreia dia 21 de maio) são ótimas. Aliás, posteriormente falaremos mais sobre esse clássico que foi sucesso nos anos 90. Desejamos que a adaptação alcance bastante repercussão, já que a história original é linda e eternamente promissora. E o que você espera dessa novela ?

 

Para enviar sugestões e críticas: [email protected]

Até a próxima!

 

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.