Salário em dobro e folga extra: Lei trabalhista garante 2 vitórias aos CLTs que fizerem isso em 2025

02/01/2025 às 10h30

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Lei trabalhista garante salário em dobro e folga extra a trabalhadores que fizerem isso em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Tv Foco/Internet)

Entenda como a lei trabalhista protege e garante direitos essenciais aos CLTs em determinadas situações e cargas horárias

Em suma, as leis trabalhistas foram criadas com o propósito de garantir condições dignas de trabalho e preservar o bem-estar físico e emocional/mental dos CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda mais quando falamos de escalas de trabalho mais intensas ou jornadas aos finais de semana e feriados.

Mesmo porque, o objetivo é equilibrar as demandas do trabalho com o direito ao descanso, oferecendo compensações justas a fim de evitar que o trabalhador seja submetido a condições exploratórias ou desgastantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT
As leis trabalhistas protegem o trabalhador sob regime CLT e garantem direitos (Foto: Divulgação)

Inclusive, uma dessas leis garante folga extra e até mesmo salário em dobro caso o trabalhador se submeta a trabalhar aos feriados, válida também para esse ano de 2025.

Falando nisso, a partir de informações coletadas no portal Mix Vale, a equipe especializada em leis e direitos trabalhistas do TV Foco explica melhor como essa regra funciona e como o trabalhador pode reivindicar esse direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz a lei?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o trabalho em feriados deve ser compensado de duas maneiras principais:

  • Salário em dobro : O trabalhador recebe o equivalente a dois dias de salário pelo trabalho realizado.
  • Folga compensatória : O feriado de trabalho pode ser compensado com um dia de descanso em outros dados.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista garante folga extra e salário em dobro em casos de trabalho aos feriados (Foto Reprodução/Internet)

Ambas as regras visam proteger e oferecer equilíbrio diante das demandas de determinadas funções.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, algumas categorias seguem normas diferenciadas, como:

  • Os profissionais com jornada 12×36 já possuem compensações internas ao regime de trabalho.
  • Setores essenciais que seguem frequentemente acordos coletivos e definem as condições.

Além disso, as convenções sindicais podem estabelecer critérios diferenciados para a compensação de feriados, ajustando benefícios como poder escolher entre pagamentos extras ou folgas, de acordo com as necessidades do setor e da categoria profissional.

Como o trabalhador que trabalha aos feriados pode garantir os seus direitos em 2025?

Caso o trabalhador perceba que seus direitos em feriados não estão sendo respeitados, ele pode:

  • Negociar diretamente com o empregador.
  • Buscar apoio do sindicato da categoria.

MAS ATENÇÃO! Caso nenhuma das opções lhe atenda, você pode recorrer ao Ministério do Trabalho ou à Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos.

Tanto os trabalhadores quanto os empregados têm o papel de conhecer e aplicar essas normas, fortalecendo o cumprimento da legislação e o respeito aos direitos.

Mas, para saber mais sobre mais leis trabalhistas e outros direitos CLTs, clique aqui*.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Trabalhadores podem recorrer ao Ministério do Trabalho a fim de fazer valer seus direitos (Foto: Reprodução/ Ministério do Trabalho)

Considerações finais:

Em suma, as leis trabalhistas protegem os trabalhadores, especialmente aqueles que trabalham em feriados, garantindo direitos como pagamento em dobro ou folga compensatória.

É importante que os trabalhadores conheçam seus direitos e busquem auxílio em caso de descumprimento, seja negociando com o empregador, buscando o sindicato ou, em último caso, recorrendo à Justiça do Trabalho.

Thumbnail Video Youtube

CLTs
feriados
Jornada de trabalho
Leis trabalhistas
salário
salário em dobro

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.