O fim de um canal gigante comprado pela Record após lutar por muito tempo para ficar no ar, mas acabou tendo suas transmissões encerradas, sinal cortado e teve que dar adeus ao público
A Record é um dos canais mais antigos em atividade no país. A emissora atravessou diversos momentos importantes para a mídia, e sem sombra de dúvidas, é uma das maiores no Brasil. No entanto, um investimento não fluiu como esperado, e um canal da rede acabou sucumbindo a uma crise absurda, ficando fora do ar com as transmissões encerradas e seu sinal cortado.
Bom, em 8 de agosto de 1994, foi fundada, por Roberto Montoro, a ‘Rede Mulher’, que surgiu para trazer uma programação voltada especialmente para o público feminino. Inspirada pelo sucesso da ‘Rádio Mulher’, que, na época, contou com presença da lendária Hebe Camargo entre suas vozes, o canal rapidamente conquistou seu espaço na TV e nos lares brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da ‘Wikipédia’, a Record TV comprou a Rede Mulher no dia 15 de abril de 1999. A compra rendeu um grande estouro aos cofres do bispo Edir Macedo, proprietário da gigante. Na época, a Rede Família, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, investiu alto, com gastos em torno de US$ 1 milhão somente no lançamento.
A programação mesclava entretenimento e jornalismo, onde a grade era dividida entre moda, beleza, culinária, saúde, e notícias. Porém, houve uma reformulação depois dos novos donos. Disponível na televisão a cabo, a emissora passou a apresentar também uma programação com política e economia. E isso se manteve durante 5 anos, até os problemas surgirem.
A queda
Depois da compra da Record, a Rede Mulher passou por uma série de mudanças nos bastidores, incluindo alterações na gestão e na programação. O investimento milionário da Igreja Universal do Reino de Deus trouxe consigo uma nova visão para a emissora, com um foco maior em conteúdos alinhados aos princípios pregados pela igreja em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um mês depois da compra, a Igreja Universal do Reino de Deus retirou alguns programas do ar devido a conflitos de conteúdo com seus princípios. Pouco depois, a sede da Rede Mulher acabou sendo transferida para as instalações antigas da Rede Record, em Moema. Marcando uma integração mais estreita entre as gigantes.
A emissora também inaugurou um departamento de jornalismo no início de 2001. No entanto, em dezembro de 2004, a Rede Mulher enfrentou um mega processo envolvendo questões raciais junto a Record. O processo correu na 5ª Vara Cível Federal, devido à exibição de programas considerados ofensivos para religiões afro-brasileiras, sendo considerados racistas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Choro em bastidor: Apresentador do Balanço Geral e +1 estrela do Domingo Espetacular são demitidos da Record
● Possível saída de Luiz Bacci e Gottino fora do Balanço Geral: Record se prepara para 2 viradas surreais em 2025
● Passaralho no fim de 2024: Record promove novo pacotão de demissão com adeus de 5 estrelas e +1 da Globo
Na época, a emissora, que se defendeu alegando que os “programas são de responsabilidade de quem os produz”, teve que lidar com o desafio de enfrentar um baixo desempenho no IBOPE, o que fez a Record tomar uma medida radical. Assim, o grupo decidiu lançar o canal Record News, um canal de notícias 24 horas por dia, na tentativa de abafar o caso polêmico citado anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os últimos suspiros da Rede Mulher
No último suspiro da Rede Mulher, à meia-noite do dia 27 de setembro de 2007, o programa “Realidade Atual” marcou o fim de uma era. Seguido por uma contagem regressiva para o lançamento da Record News. Dessa forma, o canal teve o sinal cortado e as transmissões encerradas, devido à substituição pelo mais novo programa de notícias.
Quais as maiores emissoras de TV do mudo?
Segundo o portal ‘Na telinha’, a ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referência não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.
A Globo ocupa o segundo lugar do ranking. Vale lembrar que a emissora conquistou o povo brasileiro pelo jornalismo, os programas de auditório e, sobretudo, pelas novelas, do qual se tornou referência em todo mundo. Aliás, as produções do canal costumam ser vendidas para outros países, fazendo um enorme sucesso entre os telespectadores.