Ford passa o facão sem dó e encerra a produção do Focus e mais um carro popular após 50 anos de mercado
A Ford é uma das montadoras mais amadas e reconhecidas entre motoristas. Apesar da produção no Brasil ter sido encerrada no ano de 2019, ela continua trazendo para cá novidades e o que há de melhor no mercado automobilístico.
Porém, ao longo dos anos, muitos modelos da sua linha acabaram dando um adeus definitivo, o que entristeceu muitos entusiastas da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso separamos dois desses modelos: O Focus, que durante muito tempo foi considerado um dos mais queridinhos, e um modelo popular que se despediu após 50 anos de mercado.
1-Focus
Apesar de ser considerado um dos nomes mais emblemáticos do portfólio da Ford, o hatchback Focus, se despediu oficialmente em junho de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Motor1, esse modelo estava fora do programa programa estratégico de eletrificação da Ford. Inclusive a marca cravou seu fim definitivo que deve se despedir por completo até o ano de 2025 na Europa.
Ao contrário do que muitos esperavam, ao que tudo indica, a sua saída foi de fato definitiva e sem direito a sucessor direto. Vale dizer que na época o modelo já tinha 30 anos de existência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso as vendas estavam em baixa em todo o mercado europeu e a produção foi significativamente reduzida em razão da escassez de semicondutores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir do ano de 2025, órfãos do Focus que desejarem continuar na Ford serão obrigados a migrar para SUVs, como Puma e Kuga, ou gastar mais para entrar na era elétrica, adquirindo os EVs que a marca planeja lançar em breve.
2- Qual outro modelo da Ford foi extinto?
Por fim, em junho de 2023, um carro popular da Ford também se despediu, após quase 50 anos de existência no mercado automobilístico Global.
Estamos falando do popular Ford Fiesta, que durante muito tempo, também era um dos mais queridinhos entre os carros da linha.
Essa informação foi confirmada pelo site Autocar, na época, que garantiu o fim da produção. Vale dizer que a possibilidade já era cogitada desde 2022, de acordo com o portal Auto Esporte, da Globo.
Apesar dele ter saído do mercado mundial neste ano de 2023, no ano de 2019 ele já estava fora de linha aqui no Brasil, coincidindo com o fechamento da Ford em São Bernardo do Campo (SP)*
(Para saber mais sobre o fim das produções aqui no Brasil, clique aqui)
Essa movimentação também fez parte do plano global da marca, que agora foca em SUVs, picapes e veículos comerciais.
Vale lembrar que o Fiesta foi um dos maiores sucessos da história da Ford. A primeira geração foi apresentada ainda em 1979 e foram vendidas mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo nesses quase 50 anos.