Mesmo após deixar montadora do Brasil em 2021, a Ford fez um investimento milionário em polo de Camaçari (BA) para estudos
Uma notícia sobre a Ford pegou muitos de surpresa, agora em setembro. A montadora, que parou de fabricar carros no Brasil em 2021, continua com uma equipe ativa no país, trabalhando em um projeto ambicioso.
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De acordo com a revista Época Negócios, a empresa criou, em 2022, um time dedicado à pesquisa do grafeno no Brasil. O elemento é extraído do grafite e chama atenção da comunidade científica por ser extremamente leve e 200 vezes mais resistente que o aço. A substância possui uma alta condutibilidade térmica e elétrica.
PESQUISA
Os pesquisadores trabalham no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil, com sede em Camaçari (BA), onde ficava a montadora da Ford – que foi desativada há dois anos.
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Os pesquisadores trabalham em parceria com a UCSGRAPHENE, o primeiro hub de inovação voltado à produção de grafeno em escala da América Latina, inaugurado em 2021 e vinculado à Universidade de Caxias do Sul (RS).
De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o mercado de grafeno deve movimentar mais de US$ 1 trilhão nos próximos dez anos. O Brasil é o segundo maior produtor de grafite do mundo, atrás apenas da China. Por isso é promissora a existência desses estudos.
A empresa americana não revelou o valor de investimento no centro, mas afirma que o negócio é autossustentável, com uma receita de aproximadamente R$ 500 milhões no ano passado.
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QUAL É O NOVO LANÇAMENTO DA FORD?
Além disso, a Ford também investe no lançamento de carros no Brasil, apesar de serem importados. O Territory 2024 tem a missão de competir com os SUVs médios e deve custar R$ 209.990.
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Seu lançamento em 2021, em plena pandemia, não empolgou os clientes e houve pouquíssimos emplacamentos no Brasil. Agora, a montadora planeja fazer uma campanha massiva no país, apesar de ter retirado todas as suas fábricas do território.