A Ford, Volkswagen e a Toyota são algumas das montadoras que optaram por deixar importantes fábricas no Brasil
Existe uma importante região em São Paulo que por muitos anos concentrou as principais montadoras de marcas que fazem sucesso por todo o mundo. A Ford, a Volkswagen e até a Toyota decidiram retirar suas fábricas do ABC, na região metropolitana da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas empresas começaram a surgir no local entre os anos 1950 e 1970 e por anos deram emprego a milhões de operários ao longo do tempo. O problema é que várias marcas optaram por tirarem suas montadoras desse local em específico e agora espalharam a sua produção pelo território.
A Ford tinha uma fábrica na cidade de São Bernardo do Campo, mas também tirou suas operações de Taubaté (SP) e de Camaçari (BA). Isso se deu pelo fato da Oval Azul encerrar suas operações de manufatura em solo brasileiro.
Essa decisão da Ford ocorreu no dia 11 de janeiro do ano de 2021. Segundo o Portal Uol Carros, muitos fatores contribuíram para que a montadora batesse o martelo quanto a isso, mas a razão mais impactante para tal foi a implacável, alta e complexa carga tributária do país e os os custos de logística.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Ford preferiu direcionar todos os seus investimentos em produção de veículos em outros países como a China, que é uma grande potência comercial da atualidade, de onde a mesma importa o SUV Territory.
Com isso, a Ford, após mais de um século de presença no mercado brasileiro, optou em deixar de ser fabricante e se tornou uma importadora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Toyota também deixou a cidade de São Bernardo e espalhou suas produções por cidades como Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba, todas no interior de São Paulo, com a justifica de incentivar o mercado na região.
A Volkswagen ainda possui a fábrica de São Bernardo do Campo, mas também possui uma unidade em São José dos Pinhais, no Paraná.
ONDE ESTÃO AS PRINCIPAIS MONTADORAS NO BRASIL?
Atualmente, Toyota e Honda centralizam suas produções no interior de São Paulo; Renault e Volkswagen construíram linhas em São José dos Pinhais (PR); a General Motors escolheu a cidade de Gravataí (RS) para fazer o Chevrolet Onix.
A Nissan e Peugeot/Citroën selecionaram respectivamente, Resende e Porto Real, no Rio de Janeiro, para localizarem suas montadoras; a Jeep elegeu Goiana (PE); a Fiat, por sua vez, escolheu ainda nos anos 1970 a cidade de Betim (MG) para concentrar sua linha industrial.